Como aliviar a tensão familiar em fase pandémica e de maior isolamento?

Está aberta a época das férias! Época essa onde é suposto descansar e relaxar e aproveitar o tempo em família.
Parece fácil, mas sinto que nesta altura, predomina a tensão familiar e não o sabor a descanso, praia e bolas de Berlim.
É evidente que tal se poderá justificar pela fase que estamos a passar e que «atacou» todos nós.
Em fases como estas, que exigem energia e reorganização, o ser humano poderá experimentar a capacidade fantástica que tem de ser resiliente, isto é, manter-se estável e equilibrado face à adversidade.
Tal pode-se aplicar ao próprio e ao mundo que o rodeia. O seio familiar é um bom exemplo onde poderá aplicar algumas estratégias para reduzir a tensão na família com quem convive diariamente:
Reserve tempo para si. Faça algo que goste, sozinho ou acompanhado, mas faça-o. Não o guarde na gaveta.
Tente não se exaltar com os outros por tudo e por nada. Converse calmamente sobre os assuntos que vão surgindo e evite o ataque pessoal. Só vai causar ainda mais problemas e trazer-lhe mais tensão.
Reflita nos seus próprios comportamentos. Onde agiu bem? E onde agiu mal? O que poderia ter feito melhor? Onde foi que deu o seu melhor?
Se tiver filhos mais novos, incentive-os a brincar. É importante para o seu desenvolvimento cognitivo que as crianças brinquem, que joguem ao faz de conta e que usem a sua imaginação para criar e desenvolver brincadeiras.
Por fim, aproveite o tempo que passa com a sua família e aproveite para fomentar o diálogo, para ensinar e aprender em família e principalmente para ser criativo(a)!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found