Opinião

2491_Psicologa_Ana_Grazina

Como aliviar a tensão familiar em fase pandémica e de maior isolamento?

Está aberta a época das férias! Época essa onde é suposto descansar e relaxar e aproveitar o tempo em família.
Parece fácil, mas sinto que nesta altura, predomina a tensão familiar e não o sabor a descanso, praia e bolas de Berlim.
É evidente que tal se poderá justificar pela fase que estamos a passar e que «atacou» todos nós.
Em fases como estas, que exigem energia e reorganização, o ser humano poderá experimentar a capacidade fantástica que tem de ser resiliente, isto é, manter-se estável e equilibrado face à adversidade.
Tal pode-se aplicar ao próprio e ao mundo que o rodeia. O seio familiar é um bom exemplo onde poderá aplicar algumas estratégias para reduzir a tensão na família com quem convive diariamente:
Reserve tempo para si. Faça algo que goste, sozinho ou acompanhado, mas faça-o. Não o guarde na gaveta.
Tente não se exaltar com os outros por tudo e por nada. Converse calmamente sobre os assuntos que vão surgindo e evite o ataque pessoal. Só vai causar ainda mais problemas e trazer-lhe mais tensão.
Reflita nos seus próprios comportamentos. Onde agiu bem? E onde agiu mal? O que poderia ter feito melhor? Onde foi que deu o seu melhor?
Se tiver filhos mais novos, incentive-os a brincar. É importante para o seu desenvolvimento cognitivo que as crianças brinquem, que joguem ao faz de conta e que usem a sua imaginação para criar e desenvolver brincadeiras.
Por fim, aproveite o tempo que passa com a sua família e aproveite para fomentar o diálogo, para ensinar e aprender em família e principalmente para ser criativo(a)!

Outras notícias em Opinião

  • Café, um simpático «despertador»

    O café é das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Na bebida em questão, encontramos vários compostos benéficos para a saúde, os compostos fenólicos.…

  • A ciência da vida

    As etapas da vida são terríveis e olhar em frente para arranjar força e coragem para o próximo desafio é muito complicado. Não há vidas…

  • Civismo e cidadania, precisam-se

    Duas palavras iniciadas por C, mas com muitos outros elementos em comum. Há pessoas que atravessam a vida, e não fazem a mínima ideia do…

  • Extraordinários. Carolas

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Voltei a vê-los na televisão estes dias…

  • Extraordinários. Músicos

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. A região tem sido berço de artistas…

  • Em que se fala de Fado e Tourada

    1. As relações entre o Fado e o Estado Novo não foram totalmente isentas de conflitos. Como é que a ideologia moralista do regime enfrentaria…

  • Impor uma ditadura sem crueldade?

    O Papa Francisco classificou a ideologia de género como uma das tentativas mais graves de impor uma ditadura. Surgiu como um apelo à benevolência, como…

  • A importância de uma alimentação saudável em doentes crónicos

    A má alimentação é o principal fator de risco de morbilidade. A alimentação tem um impacto estrondoso no corpo humano, contribuindo para melhorar as funções…

  • Método para limpar e «afiar» lâminas descartáveis (ou não)

    Quantas vezes consegue utilizar uma lâmina descartável? Sabia que é possível aumentar esse número em 122%? Só necessita de um pedaço de ganga de umas…

  • Extraordinários. São Bernardo

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. O extraordinário desta edição é, claro, São…