Comunidade da Vestiaria preserva pórtico manuelino

Num processo promovido pelo Conselho Económico da Igreja concluiu-se, agora, o restauro do Pórtico Manuelino da Igreja da Vestiaria, monumento nacional (classificado). Desde há muitos anos que o portal se encontrava em degradação progressiva e que se erguiam, sem sucesso, vozes em favor da sua manutenção e restauro. Em 2002, num excelente artigo publicado num pequeno jornal local sobre o pórtico e a igreja, o Dr. Miguel Silvestre assumia que era “urgente a tomada de medidas preventivas para impedir a degradação crescente do pórtico.”
Quem entra no adro da igreja fica impressionado pela imponência do pórtico classificado pelos historiadores como o mais valioso pórtico manuelino das igrejas dos coutos de Alcobaça e um dos mais bonitos do país, tendo apenas como termo de comparação o pórtico do Ayuntamento da cidade de Olivença. Conscientes do valor histórico-arquitectónico dessa pérola do património da Vestiaria, procedeu-se a um estudo aprofundado do estado do pórtico, (levado a efeito por especialistas), organizou-se o processo e submeteu-se à Secretaria de Estado da Cultura no sentido de se obter autorização para uma intervenção de manutenção e restauro.
Obtida essa autorização, decidimos recorrer ao apoio da população que acorreu com donativos, numa demonstração do seu empenho na salvaguarda da sua herança histórica e orgulhosa do esforço dos seus antepassados.
Juntamente com esta obra de restauro e com um pequeno apoio da Câmara Municipal (cerca de um terço do custo) substituiu-se também o passeio central de acesso à igreja, por um passeio de lajedo condigno e harmonizado com a arquitetura do Pórtico, o que realça ainda mais a sua beleza.
É com redobrado orgulho e com uma justa palavra de agradecimento a todos os Vestiarienses que, num projecto de mobilização colectivo exemplar, contribuíram com os seus donativos para o restauro desta “jóia da coroa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found