Concelho. Faltam postos de carregamento para carros elétricos

Catarina Reis
Jornalista

Em abril deste ano, o Tribunal de Contas considerou que a União Europeia (EU) precisa de acelerar a implementação de postos de carregamento de veículos elétricos, para atingir a meta de um milhão de infraestruturas até 2025. A Rede Mobi E, ou Rede de Mobilidade Elétrica, uma rede de postos de carregamento de veículos elétricos de acesso universal, interoperável e centrada no utilizador, conta atualmente com mais de 1.650 postos de carregamento em todo o país, sendo mais de 300 de carregamento rápido ou ultrarrápido, isto é, com potência superior a 22 kW.
Na região, há apenas quatro postos de carregamento, três no concelho de Alcobaça, (na cidade junto aos paços do concelho e na VCI no posto da BP) e um na Benedita (no Intermarché do Casal do Leirião). A Nazaré conta apenas com um (junto ao mercado municipal) disponível desde 2020.
“São muito poucos”, afirma Daniel Daniel. Utilizador e residente na região e carregando a maioria das vezes o seu veículo em casa, argumenta que “turistas ou trabalhadores que passem por cá poderão estar limitados a estacionar em determinados locais e a economia local pode não beneficiar com isso”: E exemplifica: “se fazemos uma paragem de uma hora para carregar frente ao Mosteiro de Alcobaça é natural que aproveitemos a pausa para um almoço nas redondezas ou uma visita pelas ruas, e o pequeno comércio beneficia com isso”.

Saiba mais na edição impressa e digital de 13 de maio de 2021.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found