Confiança marcou apresentação das equipas do ACC

Confiança foi a palavra-chave na apresentação das equipas do Alcobaça Clube de Ciclismo (ACC)/Crédito Agrícola para a época de 2015, que teve lugar no  domingo, dia 1 de março, na sede deste clube no decorrer de um almoço convívio que contou com uma centena e meia de participantes. Além dos atletas, treinadores e dirigentes, estiveram presentes familiares e amigos dos atletas que com a sua presença quiseram estimular os jovens ciclistas motivando-os para a nova época desportiva. Estiveram ainda presentes vereadores do Executivo da Câmara de Alcobaça, a Junta da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, e das juntas de freguesia da Maiorga e de Évora de Alcobaça, representante da Federação Portuguesa de Ciclismo e representantes de vários patrocinadores.

A sessão de apresentação contou com várias intervenções ao longo da tarde e foi encerrada pelo Presidente da Assembleia Geral do Clube, Carlos Bonifácio, que deu conta dos projetos do Clube e da sua solidez e estabilidade.

A equipa de juniores continua a ser a principal aposta do ACC/Crédito Agrícola para a presente época e treinador e Direção do Clube foram unânimes em manifestar confiança nos atletas sem no entanto, estabelecerem qualquer meta ou objectivo afirmando apenas “acreditamos nas potencialidades dos nossos atletas, todos formados no clube e que nos têm dado promissores sinais”. Por seu lado o treinador Aurélio Sardinha afirmou “conhecemos os valores das outras equipas, mas confiamos nos nossos atletas e temos certeza de que os resultados vão surgir”. Já para a Direção do ACC objectivo do Clube é “estar na competição desportiva trazendo ao ciclismo valores formados no nosso Clube, fazendo o melhor que nos for possível e enriquecendo desta forma a modalidade. Contudo estamos muito confiantes nos atletas que temos e naquilo que está a ser feito em termos de preparação, e acreditamos que vamos conseguir resultados dignificantes”. “Este ano conseguimos reforçar o nosso staff técnico com um fisioterapeuta que irá contribuir para a melhoria do rendimento dos atletas, contribuindo para o seu bem-estar físico e se possível melhorar o seu rendimento desportivo”.

Quanto a cadetes “é um grupo que ainda não está fechado e que poderá brevemente receber novos atletas que possam reforçar a equipa” já quanto a escolas a equipa conta com atletas de todos os escalões” reunindo os atletas da formação alcobacense reforçada por alguns atletas da extinta Ouriquense.

As equipas de juniores e cadetes serão orientadas pelo treinador de Grau II Aurélio Sardinha, que terá o apoio do fisioterapeuta Pedro Garcia continuando o apoio mecânico a cargo de Levi Patrício. O escalão de escolas terá como treinadores Levi Patrício, Carlos Ferreira e Ana Salomé e ainda os monitores Nelson Vicente, Nuno Santos e Francisco Nogueira.

Na equipa de Juniores transitam da época anterior Emmanuel Rodrigues; David Carvalho; Adérito Pereira; Tiago Vieira; Alexandre Pinto; João Geraldes; e André Vicente que subiu de escalão. Alguns estão no Clube à vários anos e outros entraram no Clube enquanto Cadetes e aqui permaneceram na época transacta. A estes juntam-se Ivan Gomes, Pedro Lisboa e Diogo Couceiro que enveredam pela primeira vez pelo ciclismo de estrada.

Na equipa de Cadetes continua Pedro Lopes, atleta de 2º ano, que continua a merecer destaque e ainda Wilson Esperança e Francisco Luís que subiram de escalão e conta com a entrada de David Miranda que entra no Clube pela primeira vez. Este ano o escalão de cadetes conta também com a participação da cadete feminina Mariana Carvalho.

A equipa de Escolas vai ser constituída por Rafael Campos, Tiago Santos, Henrique Fróis, José Madeira, Daniel Fortes, Gonçalo Espírito Santo, Bruno Ribeiro, Gonçalo Nogueira, João Henrique Ferreira, Diogo Sousinha e Julian Espinosa e ainda Ana Rita Carvalho e Carolina Souto. Na secção de BTT vão permanecer João Carvalho, Hugo Ferreira e Carlos Ferreira.

A sessão contou com a presença de duas importantes figuras do ciclismo nacional, Emiliano Dionisio e Francisco Araújo. Emiliano Dionisio iniciou a sua carreira em Janeiro de 1962 no Sporting Clube de Portugal, clube que sempre representou até se retirar em 1974. Foi um “sprinter” notável, venceu inúmeras corridas, circuitos, alguns Grandes Prémios e muitas provas de pista. Francisco Araújo foi fiel mecânico e amigo de Joaquim Agostinho, marcou uma era na mecânica do ciclismo. Eleito o melhor do mundo na sua área em 1982 e 1983 pelo L’Équipe, dedica-se agora a conservar uma casa-museu que é uma verdadeira enciclopédia da modalidade. É um homem que conhece toda a gente e toda a gente o conhece é uma enciclopédia viva da modalidade e mais importante ainda, alguém que procurou perpetuar documentos históricos, para que as próximas gerações conheçam os feitos de Nicolau Trindade, Joaquim Agostinho, Eddy Merckx, entre muitos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found