A 26 de outubro, o Centro de Bem-Estar Social de Coz (CBESFC) faz 35 anos da sua constituição. Uma instituição que procura olhar o futuro e adaptar-se às novas realidades. É com essa ideia que estão a nascer novos projetos. O “Pés para Andar”, que será apresentado no dia de aniversário, é um deles, bem como a transição digital, mas já lá vamos.
Localizada na União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tem procurado ir ao encontro do perfil dos novos idosos e das mudanças próprias da sociedade, com três respostas sociais: o Serviço de Apoio ao domicílio, com 36 utentes, o Centro de Dia, com dez, e o Centro de Convívio, com seis. Um apoio garantido por 19 colaboradores.
Alda Gomes, diretora técnica do CBESFC, explica a’O ALCOA que “os utentes que frequentam as suas valências pertencem na sua grande maioria à quarta idade, pessoas que recorrem cada vez mais tarde a este tipo de apoio”. Mudanças que exigem respostas adaptadas. Neste sentido e neste percurso de 35 anos, a sustentabilidade tem sido o maior desafio, que têm tentado superar com empreendedorismo e resiliência.
Saiba mais na edição impressa e digital de 24 de outubro de 2024