Opinião

Banner_ines silva

Cultura e educação de mãos dadas com todos nós

Três mil e quinhentos alunos do concelho de Alcobaça já se inscreveram nas dezenas de eventos culturais que a cidade vai acolher, de 10 a 16 de outubro.
Podemos questionar se é bom tirá-los da sala de aula para virem à cidade ver exposições, cinema, teatro ou conversar com um escritor.
Não sabemos a resposta. Possivelmente, depois de deixarem a escola, não serão consumidores de cultura, artistas ou gestores culturais. Talvez até nunca mais leiam um livro ou vejam uma exposição.
Contudo, o Books&Movies inscreve-se numa política de promover uma ligação estreita entre a cultura e a educação, para incutir nos jovens o gosto pela criação artística, de forma a que, quando terminarem o secundário, continuem a frequentar espaços e eventos culturais e a querer saber mais sobre os processos subjacentes à arte. Pena é que muitas universidades e politécnicos portugueses não continuem esse trabalho.
O Books & Movies não tem
apenas como público-alvo os alunos. Vai mais longe: quer a participação de todos. Se o concelho não sentir a cultura a acontecer – nos cafés, museus, ruas, espaços culturais – ela não acontece efetivamente. E a cultura é fundamental para o desenvolvimento do território.
Com o Books&Movies, as instituições locais estão a descobrir-se umas às outras. É um projeto do concelho, em que os grupos musicais, teatrais, animadores, autores, realizadores de cinema entram em diálogo com os seus pares. Fomenta-se o hábito de trabalhar em conjunto, incentiva-se a criação artística e promove-se um verdadeiro serviço educativo, que forma vários públicos.
Se a educação é a mola para a formação integral do indivíduo, a cultura é o principal motivo de transformação de um território. É por isso que o evento pretende engrandecer o sistema cultural existente, integrado no serviço educativo e na vida de todos nós.
Aventure-se, pois, na 3.ª edição do Books&Movies!

Outras notícias em Opinião

  • O Inferno, o Céu e a oração do rico

    O mês de novembro é dedicado aos mistérios do encontro ou desencontro com Deus. Pode ser um encontro feliz, inesgotável e exultante, ou pode ser…

  • Princípio da participação

    Cada um de nós faz parte de uma família; e, em maior ou menor grau, faz parte de uma ou mais associações, outras instituições, empresas,…

  • O valor do Património Cultural

    “Se destruís o passado, destruís a alma. Ficais sem raízes para corrigir o futuro. Os homens foram notáveis pelo que fizeram de notável”. Palavras colocadas…

  • Princípio da subsidiariedade

    O princípio da subsidiariedade baseia-se na dignidade e autonomia de cada pessoa e família, defendendo que as diferentes organizações privadas, com ou sem fins lucrativos,…

  • Destino Universal dos Bens 2166

    Este é o terceiro princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI), depois da igual dignidade humana e do bem comum abordados em artigos anteriores…

  • A festa da alegria

    Nestas últimas semanas, a Igreja lançou, em todo o mundo, um projecto renovado de evangelização. Este mês de outubro foi declarado um Mês Missionário Extraordinário,…

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…