Opinião

Banner_ines silva

Cultura e educação de mãos dadas com todos nós

Três mil e quinhentos alunos do concelho de Alcobaça já se inscreveram nas dezenas de eventos culturais que a cidade vai acolher, de 10 a 16 de outubro.
Podemos questionar se é bom tirá-los da sala de aula para virem à cidade ver exposições, cinema, teatro ou conversar com um escritor.
Não sabemos a resposta. Possivelmente, depois de deixarem a escola, não serão consumidores de cultura, artistas ou gestores culturais. Talvez até nunca mais leiam um livro ou vejam uma exposição.
Contudo, o Books&Movies inscreve-se numa política de promover uma ligação estreita entre a cultura e a educação, para incutir nos jovens o gosto pela criação artística, de forma a que, quando terminarem o secundário, continuem a frequentar espaços e eventos culturais e a querer saber mais sobre os processos subjacentes à arte. Pena é que muitas universidades e politécnicos portugueses não continuem esse trabalho.
O Books & Movies não tem
apenas como público-alvo os alunos. Vai mais longe: quer a participação de todos. Se o concelho não sentir a cultura a acontecer – nos cafés, museus, ruas, espaços culturais – ela não acontece efetivamente. E a cultura é fundamental para o desenvolvimento do território.
Com o Books&Movies, as instituições locais estão a descobrir-se umas às outras. É um projeto do concelho, em que os grupos musicais, teatrais, animadores, autores, realizadores de cinema entram em diálogo com os seus pares. Fomenta-se o hábito de trabalhar em conjunto, incentiva-se a criação artística e promove-se um verdadeiro serviço educativo, que forma vários públicos.
Se a educação é a mola para a formação integral do indivíduo, a cultura é o principal motivo de transformação de um território. É por isso que o evento pretende engrandecer o sistema cultural existente, integrado no serviço educativo e na vida de todos nós.
Aventure-se, pois, na 3.ª edição do Books&Movies!

Outras notícias em Opinião

  • Editorial. Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, uma pessoa extraordinária em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Há mais de duas décadas, trabalhava…

  • Michael Nnadi: 18 anos

    Nos anos 90, conheci dois padres do Ruanda. Um não tinha notícias da família há muito tempo, outro acabava de saber que todas as pessoas…

  • Aquilo que é

    Aquilo que é a língua portuguesa deixa-nos às vezes confundidos com aquilo que é a forma de falar de uns tantos. Modas… Começa nos meios…

  • Extraordinários

    Neste 2020, em cada edição, uma pessoa extraordinária em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Em vésperas do Dia dos Namorados,…

  • Jesus a espreguiçar-Se

    Quando o Papa fez 83 anos (17 de dezembro passado), ofereceram-lhe uma estampa que sintetiza o seu programa pastoral: a santidade “della porta accanto”, a…

  • Valores Sociais

    A doutrina social da Igreja (DSI) tem como orientações básicas seis princípios e quatro valores: os princípios, abordados nos artigos anteriores, são a dignidade humana,…

  • Seitas e Movimentos Religiosos

    Que as seitas são altamente prejudiciais à sociedade, todos reconhecem. Muitas pessoas, sobretudo entre os jovens, têm sido captadas por redes sectárias. Pensam, ingenuamente, que…

  • Um conto de Natal | As dúvidas de Renato

    Renato frequentava um curso superior, na cidade. Os pais viviam na aldeia. Eram crentes. Renato nem por isso. As aulas na Faculdade e a vida…

  • Princípios sociais, numa visão de conjunto

    Nos últimos artigos, foram apresentados os seis princípios da doutrina social da Igreja consagrados no respetivo Compêndio de 2004: dignidade humana; bem comum; destino universal…

  • A carta de Greccio

    S. Francisco de Assis foi pela primeira vez a Greccio por volta de 1209, numa altura em que a pequena cidade sofria o ataque de…