Atual

Cultura. Padeira de Aljubarrota candidata às 7 Maravilhas de Portugal

Sem Título-1

A Câmara Municipal de Alcobaça candidatou a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos.

Figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385), esta candidatura insere-se no âmbito da iniciativa “7 Maravilhas”, iniciativa que que visa eleger o que de melhor Portugal tem, efatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país.

No âmbito desta missão de preservação e afirmação da genuinidade da cultura portuguesa, a vereadora da Cultura Inês Silva, considera que “a Padeira de Aljubarrota, pelo seu simbolismo ancestral e pela sua carga mitológica e identitária, merece claramente um lugar entre estas 7 Maravilhas da Cultura Popular. Em 2019, marcámos uma forte presença com nossa doçaria conventual no concurso das 7 Maravilhas Doces. Este ano apostamos um símbolo que, tendo origem geográfica no nosso concelho, tem uma dimensão verdadeiramente nacional.”

Outras notícias em Atual