Atual

D. Manuel Clemente. “A família é a chave da Igreja”

João-Polónia_2

“A família é a chave da Igreja”. Esta a grande mensagem de D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, na homilia da Missa da Jornada Diocesana da Família. O evento teve lugar em Alcobaça, no domingo, dia 28, reunindo, durante um dia cheio de atividades, várias centenas de pessoas na cidade de Cister.
Partindo das leituras e perante a igreja do Mosteiro de Alcobaça repleta, D. Manuel Clemente começou por afirmar que “Jesus veio familiarmente”, não dispensou ter família, e esse “ambiente familiar fez parte intrinsecamente da vida de Jesus no seu percurso humano”. Foi com base nesse seu círculo familiar – veja-se que “a linguagem, as expressões de Jesus são sempre familiares” – que construiu depois “uma familiaridade nova que é a Igreja”. Assim, sublinhou D. Manuel Clemente, “a vinculação familiar do Cristianismo é de raiz” e, por isso mesmo, “faz parte da natureza da Igreja ser família de famílias”; a Igreja tem de ser “familiar” em todas as suas expressões pastorais.
Sobre a família, Jesus parte da tradição judaica, repetindo “não separe o homem o que Deus uniu”, sublinhou o Patriarca de Lisboa, defendendo que “sem testemunho dos casais cristãos, a Igreja perde a sua fonte”. D. Manuel Clemente, que exortou: “reforcemos o método familiar”, instou à “formação permanente dos casais, e não só antes do matrimónio”.
“Ele veio na família; há de chegar-nos também familiarmente”; é “em família que ascendemos com Ele ao Céu”, reforçou. O Patriarca de Lisboa, que se referiu à iniciativa como “uma festa tão bonita por ser aqui”, já de manhã, na oração de laudes, tinha aludido ao Mosteiro de Alcobaça como um projeto de felicidade edificado pelos Monges de Cister.

Veja a galeria de fotos

Warning: file_get_contents(https://picasaweb.google.com/data/feed/api/user/default?v=2&kind=album&thumbsize=144c&access_token=ya29.ImG1B68zNnqYVoGpew5lCJSt4jS2A8MKfdlHKIGe6IfvzEDBzv3uoix3LDXPcUEajkEOMoICZryisCI0izuXDYHvKRjRugZeCM3opEWg2rAJkrjIUojhlyDg-v8F2z4OPOsw): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 404 Not Found in /home/oalcoa/public_html/wp-content/themes/oalcoa/loop-single.php on line 92

Fatal error: Uncaught exception 'Exception' with message 'String could not be parsed as XML' in /home/oalcoa/public_html/wp-content/themes/oalcoa/loop-single.php:93 Stack trace: #0 /home/oalcoa/public_html/wp-content/themes/oalcoa/loop-single.php(93): SimpleXMLElement->__construct('') #1 /home/oalcoa/public_html/wp-includes/template.php(564): require('/home/oalcoa/pu...') #2 /home/oalcoa/public_html/wp-includes/template.php(521): load_template('/home/oalcoa/pu...', false) #3 /home/oalcoa/public_html/wp-includes/general-template.php(171): locate_template(Array, true, false) #4 /home/oalcoa/public_html/wp-content/themes/oalcoa/single.php(5): get_template_part('loop', 'single') #5 /home/oalcoa/public_html/wp-includes/template-loader.php(89): include('/home/oalcoa/pu...') #6 /home/oalcoa/public_html/wp-blog-header.php(16): require_once('/home/oalcoa/pu...') #7 /home/oalcoa/public_html/index.php(17): require('/home/oalcoa/pu...') #8 {main} thrown in /home/oalcoa/public_html/wp-content/themes/oalcoa/loop-single.php on line 93