“Desde sempre a medicina me fascinou”

Entrevista a Ana Filipa Fialho, aluna da Escola Secundária D. Inês de Castro e uma das melhores alunas do concelho de Alcobaça, com média final de 19.1, no Curso de Ciências e Tecnologias.

Leia agora a sua entrevista na íntegra.

Com que média terminaste o 12º ano? 

Fiz o meu ensino secundário no curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária D. Inês de Castro. Terminei o 12º ano com média de 19,6, mas concluí o ensino secundário com média de 19,11 valores, embora a minha média de exames nacionais seja de 16 valores, o que me limita no ingresso ao curso do ensino superior que pretendo, Medicina.

Ficaste satisfeita com os resultados?

Os resultados dos exames nacionais ficaram muito aquém das expetativas, porque após três anos de muita dedicação e de excelentes notas, acabam por ser umas horas em que estamos sob muita pressão a condicionar todo o nosso trabalho.

Que curso e que universidade pretendes ingressar? – Porquê esta opção?

Gostaria muito de estudar Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa, na Universidade Nova de Lisboa ou na Universidade da Beira Interior. Desde sempre a medicina me fascinou, uma vez que a área da saúde é a que mais me agrada e na qual nos é permitido um maior contacto humano, o que é gratificante.

Que mensagem/conselho queres deixar aos teus colegas ainda no secundário?

O melhor conselho que se pode dar, na minha opinião, é iniciar o 10º ano com ideias e projetos para o futuro bem definidos e focarmos-nos ao máximo neles. Se não houver qualquer coisa por que lutar, o desinteresse e desleixo podem superar as nossas capacidades. Também é importante motivação, trabalho árduo e saber encarar todas as situações com relativa tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found