Opinião

Banner_AcacioCatarino

Desemprego – Certa a incerteza

A informação estatística sobre o desemprego não revela têndência para uma descida consistente, e o futuro ainda se apresenta muito incerto. Para isso contribuem inúmeros fatores, entre os quais talvez se realcem a competitividade globalizada, a inovação científico-tecnológica e a conflitualidade político-social. A competitividade globalizada força o aumento da produtividade e a diminuição da massa salarial. A inovação científico-tecnológica alimenta o aumento de produtividade e a correspondente diminuição do número de postos de trabalho necessários para o mesmo nível de produção. A conflitualidade político-social oferece, aos grandes detentores do capital, um excelente pretexto para reduzirem o número de postos de trabalho estáveis e bem remunerados. Neste contexto de longo prazo, podem coexistir elevados níveis de crescimento económico e de desemprego.
Apesar da crise prolongada em que nos encontramos, ainda não se vislumbram soluções minimamente satisfatórias para tão grave problema. Na verdade: o crescimento económico é necessário, mas não está garantido nem se configura suficiente; a criação de actividades financiadas pelo Estado, em maior ou menor grau, acha-se condicionada pelos limites orçamentais; a promoção do auto-emprego e do empreendedorismo abrangerá um número relativamente baixo de pessoas, e não é dissociável do crescimento económico; a hipótese de uma economia diferente da atual está muito longe de clarificada e assumida… Talvez que a palavra glocalização traduza uma das ideias mais fecundas neste momento, em ordem a um futuro mais promissor; retomarei o assunto depois de outras abordagens.

Outras notícias em Opinião

  • As sementes na sua dieta

    O equilíbrio é extremamente importante na dieta diária, bem como o fraccionamento e a diversidade. As sementes são uma opção uma vez que conferem diversidade,…

  • Extraordinários. Manuel Castelhano

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. Exalte-se a boa gestão, numa semana em…

  • Vinho contribui para o pão de um milhão de portugueses

    Na agricultura alcobacense de há sessenta e tal anos, não havia semana-inglesa, muito menos americana, que seria considerada uma modernice, sem viabilidade. Só não se…

  • Uma figura que emerge

    O Alcoa noticiou, na última edição, que o novo presidente da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) é o bispo de Setúbal, D. José Ornelas. Tendo tomado…

  • A força de um discurso

    Notável peça de oratória. O discurso do Cardeal D. Tolentino Mendonça, no dia 10 deste mês, tem de tudo: história, filosofia, poesia, teologia… Já tive…

  • Extraordinários. Basílio Martins

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. “O meu general”. Assim lhe chamava o…

  • Recomeço das missas em comunidade presencial

    Depois de todo este tempo em confinamento, durante o qual estivemos privados do acesso direto à Sagrada Eucaristia, todos celebrámos, com muita expectativa, a possibilidade…

  • Consultório de Psicologia

    Tenho filhos em idade escolar que precisam de apoio ao estudo. Como posso apoiá-los de uma forma eficaz? Caro leitor, cara leitora, As crianças são…

  • Os Choctaw e a Covid

    A tribo dos índios Choctaw é a terceira maior tribo de índios norte-americanos, logo depois das tribos Cherokee e Navajo. Entre os anos 1830 e…

  • Joana do Mar

    Isolamento… Quarentena… Distância… Palavras estas mencionadas tantas vezes recentemente, mas que na realidade fazem parte da vida de emigrantes. O meu nome é Joana do…