Um grupo de paroquianos da região rumou, a 5 de agosto, a Lourdes. Salamanca, Burgos, Loyola, Saragoça e Vale dos Caídos são os destinos desta peregrinação que terminará a 9 de agosto, com o regresso a «casa»
O ALCOA partilha o diário dessa peregrinação, na «voz» do Pe. Tiago Roque, pároco de Alcobaça e Vestiaria que está a fazer o seu acompanhamento espiritual. Boa jornada!
3.º Dia
Um dia inteiro em Lourdes é uma graça de Deus. Hoje, iniciámos com a Via Sacra, que nos emocionou a todos pela realidade que as estátuas alusivas a cada estação transmitem. Era como se fossemos parte do momento passado há dois mil anos. Ao concluir este gesto da nossa piedade popular, celebrámos a Eucaristia, na Capela de São Gabriel. Escutámos o Senhor dizer-nos que é necessário suplicar com insistência o que nos faz falta. Muitos fizeram isso, ao longo de toda a história de Lourdes. E foram atendidos. Depois de almoço, seguimos de autocarro para visitarmos as grutas de Bétharram. A todos impressionou aquela maravilha da natureza. Andámos a pé, de barco e comboio dentro das grutas. Regressando a Lourdes, houve ainda tempo para visitar a Igreja Paroquial, onde Bernardete foi batizada e fez o seu percurso de fé, bem como a casa da sua família. Após o jantar, ainda houve forças para participarmos na procissão das velas, no Santuário. Fechado o dia com chave d’ouro, é necessário repousar. Vamos começar progressivamente a voltar a Portugal. Bons sonhos!
Foto do Dia: Procissão das Velas, no dia 7 de agosto