Digitalização. Granja de Cister responde à pandemia com identidade e inovação

Devido à pandemia e apesar da interrupção dos circuitos turísticos e da cafetaria, a Granja de Cister aumentou as vendas dos produtos em loja e por entrega ao domicílio. Os desafios da pandemia alavancaram ainda a criação de um novo website e a oferta de compras online.
Como explica o diretor de serviços Ricardo Santos, a Granja de Cister é um projeto da Cooperativa Agrícola de Alcobaça que potencia e promove o legado agrícola deixado pelos monges de Cister, ligando produtores de bens alimentares da região aos consumidores finais.
Foi em 2009 que a autarquia desafiou a Cooperativa Agrícola de Alcobaça a ser parceira no projeto de regeneração urbana da cidade. Desde então a direção da cooperativa prosseguiu esta senda e, em julho de 2014, criou o espaço comercial Granja de Cister. “Quando em 2014 abrimos portas, já tínhamos um trabalho feito com a produção”, explica o diretor de serviços, com “uma quantidade de produtos suficientes para ingressar o espaço com oito famílias de produtos”. E exemplifica: “a fruta, a fruta transformada (onde estão os sumos as polpas, as compotas, a desidratada); os hortícolas, os vinhos, os licores (onde se inclui a ginja de Alcobaça); os queijos, os enchidos e o azeite”. Ficou então disponível o espaço físico, “com oferta de uma cuidada seleção de produtos e produtores, distinguidos pela qualidade, diferenciação e uma identidade ligada às terras de Cister”.
A esta oferta, o projeto juntava um conjunto de produtores e entidades com explorações agrícolas com condições de acolhimento de visitantes, na iniciativa “Somos da Terra”, com visitas a pomares e património histórico e cultural.
A Granja de Cister tem apostado ainda numa agenda dinâmica, que integra eventos regulares ligados à gastronomia, como workshops, cozinha ao vivo e degustações. Entretanto e para responder às necessidades dos clientes, foi alargada a oferta, com prioridade sempre dos produtos regionais. “Tudo o que tenha a chancela de Alcobaça tem enquadramento na Granja de Cister”, reforça o responsável.
Por agora, “estamos a começar a desconfinar, com muita incerteza face ao futuro; neste momento, só não retomámos ainda os circuitos turísticos e a cafetaria”, nota o responsável, com retoma dessas atividades “assim que for possível”. Porém, a perspetiva é muito otimista. Com uma gama de produtos de qualidade, consolidada e abrangente, Ricardo Santos destaca a capacidade de adaptação da Granja de Cister, confiando no potencial que tem para crescer: abrangendo “outras áreas geográficas, outros clientes” e continuando a “missão de promover o produto e o processo produtivo de tudo o que é de origem agrícola da região de Alcobaça”.

BI empresarial

Nome: Granja de Cister – Cooperativa Agricola de Alcobaça
Equipa: 5 colaboradores
Data de Abertura: 2014
Localização: Rua de Leiria, Alcobaça
Email: geral@granjadecister.pt
Telefone: 262 597 565 | 916 628 969
Horário: Segunda a sábado das 08h30 às 19h00 (encerrado ao sábado à tarde enquanto vigorar o estado de emergência)
Website: granjadecister.pt/
Facebook: pt.facebook.com/GranjadeCister

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found