Hoje, dia 5 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional do Voluntariado. O tempo passa de tal forma a correr que achamos sempre que não temos tempo para nada, mas e se tirássemos um pouco desse tempo, que achamos que não temos, para ajudar alguém. Essa ajuda pode ser apenas a ouvir ou a estar presente. Fazer companhia ou animar o dia de alguém. Seguramente que a nossa vida seria muito melhor. Nesta edição d’O ALCOA partilhamos três exemplos de voluntariado. As histórias de José Sousa, Miriam Serrazina e Maria do Carmo Tinta são verdadeiramente inspiradoras. Contam-nos como é tão simples fazer a diferença e mostram-nos o impacto positivo que o voluntariado pode ter, tanto na vida de quem o recebe como na vida dos próprios voluntários.
O ALCOA também é feito de voluntários. Pessoas que quinzenalmente nos ajudam a distribuir o jornal, mas também aqueles que colaboram e escrevem, que nos corrigem e ajudam a «caçar» gralhas nos textos e que nos apoiam na concretização de novos projetos. Amigos que nos impulsionam e nos inspiram a manter vivo este projeto que, a 27 de dezembro deste ano, chega aos 79 anos. Um desses amigos partiu recentemente, o Dr. Fleming de Oliveira, que faleceu em novembro. No último ano, juntamente com o nosso querido colaborador de há muitos anos, o Sr. Afonso Luís, criaram uma secção especial no “Jornal de Todos Nós”, alusiva às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, aberta aos contributos dos leitores. E foram muitos, graças aos dois, os depoimentos publicados.
A última vez que conversámos pessoalmente foi por ocasião da conferência sobre o mesmo tema, realizada a 4 de maio, na qual mostrou vontade de realizar outros projetos com O ALCOA, que já não fomos a tempo de concretizar.
O Dr. Fleming de Oliveira partiu a 19 de novembro, mas deixou-nos muito mais do que um legado na política e na história local, difícil de superar. O que mais lamentamos foi a perda de um amigo. Obrigado e até sempre Dr. Fleming!