Editorial

Catarina Ferreira Reis
Diretora do jornal O ALCOA

Até um dia… Papa Francisco

“A Igreja seguirá em frente, na sua história eu sou apenas um passo”. As palavras são do Papa Francisco. O Papa que todos abraçava e que nos deixou a 21 de abril, um dia após o domingo de Páscoa.
Deixou-nos com todo um legado impossível de apagar. Desde logo com as palavras certas no momento certo, mas também com os gestos, o sorriso e o olhar impossível de esquecer. Privilegiando os mais excluídos dos excluídos, foi-nos mostrando como se pode ser simples, por exemplo, na forma de viver, já que preferiu ficar na Casa de Santa Marta em vez de no Palácio Apostólico.
O Papa Francisco foi um líder carismático que fazia questão de se aproximar das pessoas e aproximá-las umas às outras, de falar e ouvir todos – os crentes e não crentes, acreditando que no coração todos têm lugar.
Reconciliador e humanizador, o Papa Francisco acreditava que a Igreja deve ser um local de portas abertas, onde todos têm lugar, e tudo fazia para que o fosse efetivamente, pelo exemplo, pela maneira de ser, muitas vezes quebrando protocolos e regras de segurança. Acreditando e passando essa visão de justiça para o outro, para o qual deveríamos olhar todos os dias.
Jorge Bergoglio, o Papa argentino, deixa um legado muito importante e impactante e quem quer que lhe suceda na liderança da Igreja Católica não vai ter a vida facilitada. “A Igreja seguirá em frente, na sua história eu sou apenas um passo”. É certo que a Igreja seguirá, mas seguramente nada mais será o mesmo. Esperemos, de coração, que as portas se mantenham abertas, para todos.
Até um dia… Papa Francisco!
Catarina Ferreira Reis

Catarina Ferreira Reis
Diretora do jornal O ALCOA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found
Sites de Paris Sans Vérification