Elas estão cada vez mais à frente de instituições e em cargos de topo, em diversas áreas. Líderes, sensíveis e determinadas, mostram como é «vestir» este papel, como é ser atualmente mulher e qual a importância de se assinalar o Dia Internacional da Mulher. Conheça as histórias inspiradoras de Cidália Branco, Carla Moreira, Susana Neto e Anabela Tereso.
Cidália Branco / Presidente da direção do CNAL
“Olhar para as mulheres de hoje, em termos de projeto de vida e de carreira, é reconhecer o poder da adaptação a um mundo que, apesar de todos os obstáculos colocados às mulheres, deve reconhecer a sua contribuição de forma igualitária para o desenvolvimento da sociedade e especificamente dos contextos profissionais”. Este é o entendimento de Cidália Branco, presidente da direção do Clube de Natação de Alcobaça (CNAL), relativamente ao papel da mulher na vida profissional e em cargos de topo…
Carla Moreira / CEO da Arfai
Importante e assinalado sempre como um dos dias mais importantes do ano, assim se vive o Dia Internacional da Mulher na Arfai Ceramics, em Aljubarrota. Sócia-gerente da Arfai Ceramics, em Aljubarrota, desde a sua fundação em 1995 e sócia única desde 2009, Carla Moreira desvenda que, com esse sentimento da importância deste dia,“procuramos que as nossas iniciativas sejam marcantes com um lanche para as trabalhadoras, com presentes e amizade, por vezes com workshops, outras vezes com música, por forma a proporcionar um momento agradável a quem, na sua condição de mulher, nos traz o seu melhor todos os dias”. “Sou muito grata a todas as «minhas» mulheres que fazem de nós o que somos hoje,” reforça a responsável…
Susana Neto / Presidente da Sociedade Filarmónica da Vestiaria
“É uma data importante, mas deve ir além da celebração. O Dia Internacional da Mulher recorda-nos as conquistas, mas também do que ainda precisa ser feito para alcançar a verdadeira igualdade. Mais do que homenagens, penso que deve ser um momento de reflexão e ação”, declara a’O ALCOA Susana Neto, presidente da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, cargo que assume deste setembro de 2021…
Anabela Tereso / Administradora da Quinta da Atela
“Liderar uma produção vitivinícola numa região onde se faz muito bom vinho, mas que ainda não é tão reconhecida como tal, quando comparamos com outras regiões portuguesas, é o grande desafio, mas sim, as mulheres do vinho estão ainda a tentar ultrapassar uma cultura enraizada: durante muitos anos o vinho era «só para homens», no entanto, as mulheres já vão marcando território neste mundo”. É desde 2017, ano em que adquiriram a propriedade, que a turquelense Anabela Tereso se encontra à frente dos destinos da Quinta da Atela, empresa que se dedica ao enoturismo, propriedade do ValGrupo, em Alcanede..
Saiba mais na edição impressa e digital de 13 de março de 2025