Opinião

Psicologa_Ana_Grazina

Escolher a escola mais adequada para os meus filhos: quais os critérios a privilegiar?

Caro leitor, cara leitora,
Avizinha-se o início do novo ano letivo que traz consigo diversas dúvidas relacionadas com escolhas escolares. Hoje pretendo dar algumas sugestões no que diz respeito à escolha da escola para o seu filho(a), nomeadamente em idade pré-escolar.
Antes de mais, importa salientar que o novo ano letivo decorrerá numa fase particularmente atribulada quer para os pais, quer para professores e alunos. Em primeiro lugar, pela adaptação a novas rotinas, novas metodologias de ensino e novos ritmos escolares; e, em segundo lugar, para gestão familiar do dia a dia devido a todas as mudanças que nos têm sido impostas devido à atual situação do mundo.
A primeira coisa que deve fazer se tiver uma panóplia de escolas para decidir é mesmo fazer uma lista das possíveis hipóteses para as analisar posteriormente.
Segunda sugestão: peça referências a amigos, familiares e sinta-se à vontade para «vasculhar» informação. Averigue o que dizem dessa escola. Evidentemente que só a fama não lhe diz se a escola é boa ou má, mas no geral ouvirá opiniões congruentes com a realidade da mesma.
Em terceiro lugar, compare preços e mensalidades e alie esta informação à distância que terá de percorrer para deixar o seu filho(a) na escola. A gestão da economia familiar poderá ser uma grande ajuda neste processo, por exemplo, na fase de exclusão de partes.
Tente visitar a escola. Se a escolha permitir visitas mesmo na fase em que nos encontramos, não tenha receio e visite a escola e aposte nos horários das refeições. Deste modo, consegue perceber qual a dinâmica desta instituição no horário da alimentação. São meigos para as crianças? São agressivos? São demasiado permissivos? Tudo isto conta na escolha de uma escola e a parte da alimentação é importante para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
Por último, nada como experimentar! Não tenha receio e inscreva o seu filhote naquela escola que sente que será indicada. O seu filho será o melhor juiz e garanto-lhe que, se não gostar, se vai aperceber disso mesmo.
A escolha de uma escola ou creche é extremamente importante no desenvolvimento de uma criança. Não só pelos conhecimentos que vão adquirir, mas também devido às competências sociais que daí poderão advir e ser aprendidas.
Caso se trate de uma mudança de escola, no geral as crianças adaptam-se bem. Se notar que existe algum comportamento que fuja dos padrões normativos, sugiro que contacte um profissional para que seja apoiado(a) e aconselhado.

Outras notícias em Opinião