Estado. Empresas e instituições desesperam no acesso a apoios

Catarina Reis
Jornalista

No difícil contexto atual, empresas e instituições confrontam-se, na candidatura a apoios, com restritas condições de elegibilidade, excesso de burocracias, atrasos e escassez dos montantes.

Conforme testemunha Joana Cardoso, “abri a minha empresa na área do setor do vestuário em dezembro de 2019 e estava a correr bem, mas, entretanto, chegou a pandemia e tive de encerrar”. Com cerca de meia dúzia de funcionários, Joana adianta que, “de todas as medidas não nos enquadrámos em nenhuma e não consegui recorrer ao lay-off e aos apoios do Estado, uma vez que ainda não tinha tido sequer meio ano de atividade”. Afirmando “ser incomportável manter a empresa aberta”, acabou por desistir do negócio.

Dificuldades também relatadas por um empresário ligado à reciclagem de plásticos. Com início da atividade em janeiro de 2020, em março chegou a pandemia. Apesar da reduzida atividade, optou por não recorrer ao lay-off, para não prejudicar os trabalhadores a seu cargo, mas lamenta que não tenha havido qualquer redução dos encargos relativos à Segurança Social, sendo “que houve quem tenha recorrido ao lay-off e continuado a laborar, sem que por isso tenham sido penalizados”. Quantos aos apoios, a mesma dificuldade por ter iniciado atividade há poucos meses. A única ajuda que teve foi a possibilidade de recurso às moratórias, mas que na prática é apenas o adiar de um pagamento ao banco que terá de fazer mais tarde. E como se tudo isso não bastasse, também o simples pedido de acesso a um serviço esbarra no tempo e em burocracias. Conforme conta o empresário, “pedi à EDP Distribuição um aumento de potência e, mesmo com múltiplos contactos da minha parte, levaram mais de um ano a responder” e, na resposta, foi-lhe pedido um requerimento a solicitar orçamento para a necessária alteração do ramal, ou seja: “tudo na estaca zero”, lamenta.

Saiba mais na edição impressa e digital de 29 de abril de 2021.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found