Estátua de São Bernardo à espera de «casa»

Foto por Sara Susano

A estátua de São Bernardo oferecida pela Academia Social e de Cultura de Alcobaça (ASCA), com o apoio de empresas privadas, está quase terminada. “Prevejo acabar a peça em duas semanas, mais ou menos, se correr tudo bem e se não houver nenhum acidente”, adianta Luís Santos, o escultor convidado “para levar a bom porto esta homenagem que se quer fazer a São Bernardo”.
Para o escultor alcobacense, filho do mestre ceramista João Santos, “é importante que Alcobaça faça esta homenagem porque São Bernardo teve até responsabilidade na formação nacional e a Ordem de Cister, com o Mosteiro, trouxe o desenvolvimento”. Para retratar São Bernardo de Claraval da melhor forma possível, Luís Santos fez trabalho de pesquisa, com apoio do historiador cisterciense Gérard Leroux. O resultado está à vista. Luís Santos retratou São Bernardo, com o hábito da época, a segurar uma primeira maquete do Mos-teiro de Alcobaça.
A estátua, feita em pedra calcária da região, terá cinco me-tros no total, três da escultura e dois da base para a elevar. “Estou a fazer a estátua o mais fielmente possível”, diz Luís Santos, o que “requer muito pormenor”. Essa fidelidade, expressa na “dimensão das mangas, que quase chegam ao chão, e no capuz, por exemplo, oferece grande originalidade à peça, tornando-a muito bonita”.

(Saiba mais na edição em papel de 8 de agosto de 2013)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online

Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027