Atual

Extraordinários. Basílio Martins

Facebook - editorial anacaldeira_diretora

Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região.
“O meu general”. Assim lhe chamava o seu professor nos primeiros anos de escola, dada a sua inteligência e desempenho escolar. Na sua humildade, ele nunca mo confirmou, mas a minha mãe, também professora, é que nunca se esqueceu do menino que merecia do Professor Cravo um epíteto tão extraordinário.
Advogado, jornalista, bombeiro, político, o alcobacense e consensual Basílio Martins é o extraordinário deste editorial. Como tão bem escreveu a nossa jornalista Catarina Reis, pela homenagem que lhe foi feita em 2018, “é habitual vê-lo na cidade apressado no andar e com vagar para conversar com os amigos”.
Fomos companheiros nos idos de 1998, na imprensa local. Ele com uma escrita admirável e um humor infalível, eu uma novata. Em jornais diferentes. Isso não importava nada. Ainda hoje se ri de eu o ter avisado por bip (outros tempos!) de um incêndio na cidade, que acabou bem, brincando se havia de acorrer como bombeiro ou como jornalista.
Hoje, quando se precipitam estátuas em oceanos de intolerância pelo mundo fora (e não posso concordar mais com Filipe Luís, que opina na nossa rubrica “Sim ou Não”), tenho pensado muitas vezes no Dr. Basílio. Há anos, discutíamos a imprensa local, a sua “Voz de Alcobaça” e o desequilírio dos apoios (dizia eu) e impressionou-me como ele, que se sentava na oposição na Assembleia Municipal, iniciou a resposta: “Não querendo ser injusto, parece-me…”. A minha admiração por ele foi sempre crescendo.
Este ano, pedimos à sua filha umas palavras, pelo Dia do Pai. A sua Teresa referiu-se-lhe como “um exemplo de honestidade, humildade e tolerância”, destacando a sua “ideia de que todos podemos pensar diferente e ainda assim trabalhar juntos para tornar o mundo um bocadinho melhor, se estivermos dispostos a dialogar”. E eu pensei: “entre tantos dons, também seria este que eu destacaria”. Na atual escalada de intolerância, viva o Dr. Basílio que, a par da sua militância política, tem uma tão extraordinária tolerância e respeito pelos pontos de vista alheios!

Comentários (1)

  • José Manuel Oliveira - 9 de Julho de 2020, 15:36

    Um grande lutador um grande homem e grande amigo.

Outras notícias em Atual