Extraordinários. Carolas

Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região.
Voltei a vê-los na televisão estes dias nos incêndios: os «populares», que chegam com reservatórios de água e tentam colmatar a falta de meios dos bombeiros, eles também voluntários na sua maioria, lutando contra um Portugal rural despovoado e esquecido pelos sucessivos governos.
Agora que se discute o plano de recuperação económica do país, tendo o seu autor António Costa e Silva defendido que falta mais Estado na economia portuguesa, dedico este editorial aos «populares» da nossa região, aos nossos carolas que sabem que se o Estado muitas vezes funciona mal, ainda menos chega às suas terras distantes da capital.
Os carolas que formam comissões de festas, angariam fundos anos a fio e restauram igrejas. Os carolas que fielmente dão catequese, trabalham no escutismo ou no apoio a carenciados. Os carolas que mantêm vivos ranchos, filarmónicas, tradições e memórias. Os carolas que abrem regularmente a porta ao convívio em clubes recreativos. Os carolas que guardam de pé clubes desportivos, formando crianças e jovens. Os carolas que registam lendas, publicam subsídios para a história local, defendem o património.
Depois do trabalho. Ao fim de semana. Aos serões. No que for preciso. Treinos. Reuniões. Encontros com jovens. Manhãs a amassar pão ou filhós. Tardes atrás do balcão da associação. Sábados a trabalhar cimento, tijolos, calçadas. Horas a pensar espetáculos e a pôr a festa de pé…
Os carolas sabem que a sua terra é única, que cada um de nós é único, que há coisas que ninguém faz por nós. Fossem a sua força e persistência mais apoiadas; oferecessem-lhes, em diálogo, mais conhecimento e cada terra teria ainda mais valor, seria ainda mais única. Sem mãos estendidas para o Estado que, agora como antes do 25 de abril, queria e quer-nos dependentes, distribuindo os recursos de são de todos com grande desigualdade entre cidadãos, empresas e lugares.
Vivam os carolas! Viva a liberdade de sonhar, de escolher, de fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found