A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no dia 12 de fevereiro, em Lisboa, um homem, “de 58 anos, suspeito da prática de um crime de homicídio qualificado, ocorrido na Fervença, freguesia da Maiorga, a 23 de novembro de 2020”, comunicou a’O ALCOA a PJ.
Na altura do crime e em resultado da violência extrema e tortura exercida sobre a mesma, João Valentim, de 75 anos, ficou gravemente ferido, acabando por falecer. A forma como aconteceu o crime, tendo o corpo sido encontrado com um saco de plástico na cabeça, no terraço da sua casa, chocou a comunidade. De acordo com as autoridades “o homicídio terá sido cometido por um vizinho da vítima. Na origem da agressão terá estado o facto do suspeito saber que o idoso guardava todo o dinheiro em casa”. Segundo a PJ “o suspeito, era já procurado pelas autoridades francesas pela prática de um crime de roubo agravado, ocorrido em 2016”.
O homem foi detido na sequência da emissão de um mandado de detenção em Lisboa, para onde o autor foi residir após o homicídio em Alcobaça. O detido irá ser presente às autoridades judiciárias competentes, para aplicação de adequadas medidas de coação.