Garrett McNamara está de regresso para surfar a onda perfeita

Foto por Câmara Municipal da Nazaré/Vestrelinha

Garrett McNamara está de volta à Nazaré para preparar a próxima temporada outono/inverno de ondas grandes.

Acompanhado de elementos da sua equipa e de surfistas, Garrett realizou, hoje, na Nazaré, o primeiro dia de treinos de town-in, e que serviu, também, para testar equipamentos e sentir o poder das ondas da praia do Norte.

O surfista, de ondas grandes mais conceituados do mundo, e na última década tem percorrido o mundo em busca de novos desafios no mar, esteve esta manhã, dia 24 de setembro, no mar da Praia do Norte, a praticar tow‐in.

O projeto de exploração das ondas grandes foi iniciado em 2010, é protagonizado pelo surfista havaiano e desenvolvido pela Empresa Municipal Nazaré Qualifica. Inclui a prática de surf, tow‐in e stand up paddle com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes, e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara bem como o quotidiano daquela vila.

Garrett McNamara é um dos surfistas de ondas grandes mais conceituados do mundo, e na última década tem percorrido o mundo em busca de novos desafios no mar. O “extreme waterman” foi uma das duas únicas pessoas no mundo a surfar ondas criadas pelo degelo dos glaciares do Alasca no Verão de 2007. Detém, desde 2011, o recorde mundial pela maior onda alguma vez surfada, que o norte-americano “apanhou” na Praia do Norte, na Nazaré.

 

Praia do Norte

Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno “Canhão da Nazaré”.

Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found