No próximo dia 14 de julho, haverá aromas e sabores diferentes para degustar no Centro de Bem-Estar Social de Coz (CBESFC), servidas à mesa pelo “1.º Food Fest de Gastronomia Cultural”. Uma iniciativa que vai muito além da oportunidade de provar receitas tradicionais de Portugal, Cabo Verde, Colômbia, Brasil, São Tomé, Quénia e Angola. A ementa inclui ainda um prato vegan e outro vegetariano. Os sabores destas iguarias, confecionadas pelos colaboradores da instituição, oriundos destas regiões, têm dois ingredientes especiais: acolher e integrar.
Alda Gomes, diretora técnica do CBESFC assume a’O ALCOA a sorte que têm em ter colaboradores oriundos de diversos países, “mão de obra, alguma bastante capacitada, com vontade de aprender e de se fixarem” e que isso “é motivo de celebração”.
A instituição, com as valências de Centro de Dia, de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio e com os projetos Coz’ART e de Envelhecimento Ativo, conta, atualmente, com 18 colaboradores de sete nacionalidades diferentes. Estes trabalhadores, de outros países, vieram ajudar a colmatar a falta de mão de obra, um problema não apenas local, mas também a nível nacional – contrariedade que a instituição tem solucionado com estes funcionários. Assim, para mostrar o quão essenciais são, abraçaram esta iniciativa, que assume ter sido “muito bem recebida por todos”.
(saiba mais na edição de 11 de julho)