Que me perdoem as gerações anteriores e as posteriores, mas tenho uma enorme gratidão pela geração de 40 do século passado.
Uma geração que ajudou a minha (a de 70), que nos mudou as fraldas, contribuiu para o nosso sustento, para os nossos estudos e através do exemplo nos ajudou a adquirir maturidade.
Ajudou na velhice dos pais, suportou os filhos no desemprego, com elevado número de divórcios, cuidou dos netos e ainda nos ensinou a envelhecer alegremente e a compreender o envelhecimento com a criação das Universidades Sénior e a aprendizagem ao longo da vida.
Foram concebidos e nasceram durante ou no após guerra, ajudaram a libertar o país duma ditadura, lutaram, revoltaram-se por um país livre. Contribuíram para criar o Serviço Nacional de Saúde, para nos proporcionar melhores condições laborais e novas profissões, conquistaram novas leis, elaboraram a 1ª constituição do regime democrático em 1976, ajudaram a que a nossa geração tenha subsídios como o de desemprego.
As mulheres são lindas, conquistaram o uso da mini saia, trazendo criatividade e liberdade no vestuário.
Alguns de nós (geração de 70) vive colado a eles, não por não termos valor, mas porque é difícil ter mais coragem, foram e são incansáveis, criativos, lutadores.
Obrigada, geração de 40.