Gripe atinge pico nas próximas semanas

Segundo a Direção-Geral de Saúde, a gripe sazonal pode vir a atingir um pico nas próximas duas semanas, uma vez que o vírus dominante está associado a epidemias de grande intensidade e as temperaturas têm sido muito baixas.
A gripe é uma infeção respiratória contagiosa, que pode ser perigosa principalmente para os considerados grupos de risco, em que se incluem os idosos, os portadores de doença crónica, as grávidas, os profissionais de saúde que estejam em contacto com doentes e outros prestadores de cuidados.
Os sintomas da gripe surgem repentinamente e apresentam-se na forma de febre, dores no corpo, cansaço, tosse, dores de garganta e de cabeça.
No caso de estar com alguns destes sintomas, em vez de se deslocar imediatamente à urgência de um hospital, deve contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) para saber se isso é mesmo necessário, informar-se se o centro de saúde da sua área de residência está com horário alargado e aconselhar-se junto do médico de família ou farmacêutico.
A Direção-Geral de Saúde recomenda ainda a vacinação dos grupos de risco.
Para fazer face ao frio, deve manter as mãos, pés, cara e lábios hidratados, usar várias camadas de roupa, em vez de uma única grossa, que não sejam muito justas e possam dificultar a circulação sanguínea e proteger-se com luvas, gorro, meias quentes e cachecol.
No que se refere às crianças, se não for possível que fiquem em casa, devem agasalhar-se bem, principalmente a cabeça, orelhas, mãos e pés.
Quanto aos idosos sós ou com mobilidade reduzida, devem ser acompanhados diariamente, por telefone ou através de visitas, para que possa ser verificado o seu estado de saúde.
A campanha de vacinação contra a gripe começou no início do mês de outubro, estando vacinados, em dezembro: 64,8% dos idosos, 59,8% dos portadores de doença crónica e 53,3% dos profissionais de saúde em contacto com doentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found