Opinião

Facebook---OPINIAOPatríciaCalado

Heranças e tradições familiares

As heranças e tradições criam memórias inesquecíveis que carregamos, mesmo que inconscientemente. Se fizer uma viagem ao passado, irá ter memórias de infância relativas aos avós, primos ou outros familiares. A repetição de rituais como o almoço de domingo, a ceia de Natal ou as festas da terra, criam tradições que são passadas de geração em geração e que pertencem a uma memória familiar coletiva, que dá significado a cada família, como o «ADN familiar». Estes momentos dão um valor seguro à infância e velhice, dando oportunidade de unir gerações, tornando-se heranças, que se mantêm mesmo quando alguém falece, podendo estas memórias tecer uma malha que aquece o coração e ajuda a vivenciar momentos de dor e angústia. Contudo, as heranças são mais profundas e intrínsecas, podendo ter impacto em toda a nossa vida. Existem vários exemplos, mas todos mostram que carregamos as histórias dos nossos antepassados e que acabamos por espelhar, nas nossas atitudes, os acontecimentos vividos pelas gerações anteriores. Assim, perceber e conhecer a história familiar poderá desencadear um maior conhecimento de nós mesmos, iniciando uma viagem gratificante, consciente e de enorme crescimento pessoal.

Outras notícias em Opinião

  • Um ano de esperança: 2021

    Desejo a todos os leitores, um bom início de ano! Esperemos que seja um ano de liberdade e sem grandes restrições que nos limitem a…

  • Breve consideração sobre “Centro Histórico”

    Os chamados Centros Históricos são locais que nos transportam no tempo e nos permitem imaginar vivências anteriores. Criados em tempos antigos foram, aos poucos e…

  • Casa do Relego: desaparecimento e história

    Na vila de Alfeizerão, até há pouco tempo, existia uma casa do Relego. Porém, os seus proprietários decidiram demolir o que restava do edifício. Com…

  • A eleição do ano

    “As eleições do país mais poderoso do planeta dizem também respeito ao planeta”, escrevi aqui, no dia 12 de Novembro passado. A importância maior destas…

  • Quem aponta a Luz do Mundo?

    No século XVI, a descoberta do alçapão de entrada para umas catacumbas esquecidas, na via Salaria, ofereceu à Igreja um olhar novo sobre a comunidade…

  • Editorial

    O combate à pandemia, como a qualquer crise, evidencia que a solução é a cooperação e não o divisionismo. A vacinação de profissionais de lares…

  • Desafios desta época festiva

    O mês de dezembro é, por norma, uma época de bem-estar, alegria pessoal e familiar. Porém, os convívios natalícios deste ano acabam por estar comprometidos,…

  • Extraordinários. 75 anos d’O ALCOA

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. O mundo vivia uma crise profundíssima, enquanto…

  • Coco, uma opção saudável?

    Será o coco um alimento a integrar na sua dieta? Hidratação, reposição dos sais minerais, regulação do intestino e auxílio no processo de emagrecimento são…

  • O orçamento municipal

    Ouvimos grandes discussões políticas sobre o Orçamento de Estado todos os anos e sabemos que ali estão definidas regras com impacto nas nossas vidas. O…