Iniciativa d’O ALCOA juntou dezenas no Real Abadia

Foto por Daniela Ferreira

Foi no passado sábado, dia 1, que aconteceu o primeiro Pontes de Vista, iniciativa d’O ALCOA, no Hotel Real Abadia.
Filipe Luís, editor da revista Visão e com raízes em Turquel, foi o convidado desta primeira edição de Pontes de Vista, que tinha por tema ‘Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento’.
“Informação é poder”. Foi assim que o jornalista iniciou a sua apresentação, dando exemplos de como a informação pode ser útil no dia-a-dia. Referindo as chamadas “news to use”, Filipe Luís chamou a atenção para a utilidade de muitas informações veiculadas pelos meios de comunicação social , adiantando o exemplo do cidadão que através da comunicação social toma conhecimento de uma ação de solidariedade em que participa ou como contemplar uma instituição nos seus impostos.

(Saiba mais na edição em papel de 6 de março de 2014)

 

Uma resposta

  1. Vi que o convidado do V/ debate afirmou que “informação é poder”. Isso pode, eventualmente, acontecer quando, os que tendo acesso à informação, se permitem manipula-la ao serviço das mais variadas verdades. Estranho, ainda, que um Diretor de escolas, estando presente, não só não tenha rebatido como, muito menos, tenha defendido que esse aumenta com melhor comunicação. A questão é mais profunda, como todos sabemos: o verdadeiro poder está em conseguir triar a informação, decifrá-la, desconstruí-la, chegar à sua verdadeira essência… E isso só se consegue com Educação. Daí que, para alguns, o Saber seja tão “perigoso”, não devendo estar ao alcance de todos, mas só na mão de elites. Deste modo, na minha opinião e ao contrário do que proferiu o V/ douto convidado, não é a informação que é poder mas, outrossim, “Educação é poder”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found