João Delgado. “O setor marítimo é absolutamente central”

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

João Delgado, 47 anos, é o candidato da CDU à Câmara Municipal da Nazaré

É pela quarta vez candidato à Câmara Municipal da Nazaré. Acredita que terá mais expressão a nível local agora? Qual o principal objetivo da candidatura?
É vencer, porque o balanço que fazemos do trabalho desenvolvido justifica essa ambição. A CDU foi a força da oposição que mais trabalho desenvolveu, que mais propostas apresentou, o que sustenta a nossa vontade de governar a câmara municipal.

Que propostas concretas apresentam?
O investimento nas pessoas tem sido escasso e esse desinvestimento reflete-se também na cultura, uma área central para a CDU. Queremos devolver dignidade ao movimento associativo e apostar na habitação como eixo estratégico. Vamos criar urbanizações cooperativas a custos controlados, reabilitar edifícios e lançar o programa Habitar o Centro para revitalizar as freguesias de Valado dos Frades e Famalicão. A dívida é outro problema grave; propomos uma estratégia de contenção para aliviar taxas e serviços. Depois, há o básico: há zonas da Nazaré sem saneamento. É inadmissível. Vamos intervir com prioridade onde mais falta faz. Já na educação, aceitaram-se competências sem garantias financeiras. Hoje temos escolas degradadas e centros escolares com infiltrações. Há que alterar essa dinâmica.

Quais os maiores problemas que a Nazaré enfrenta?
Além dos já referidos, o trânsito e a mobilidade são dos problemas mais graves do concelho, especialmente em períodos de grande afluência. Chegamos ao cúmulo de ver carros nos passeios e pessoas na estrada. Há garagens bloqueadas, moradores que não conseguem sair de casa para trabalhar. Propomos um verdadeiro plano de mobilidade, com parques periféricos ou subterrâneos e uma rede de miniautocarros que cubra todo o concelho em cada 15 a 20 minutos. Mas, para isso, é preciso parar de gastar milhões em eventos de um dia, como futebol ou surf, que beneficiam meia dúzia de operadores. O dinheiro público tem de servir todos.

(saiba mais na edição de 11 de setembro)

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found
Sites de Paris Sans Vérification