Opinião

Banner_AcacioCatarino

Lacunas graves

Pode afirmar-se que em geral as entidades, públicas e privadas, com responsabilidades no domínio social, estão a falhar nalguns aspetos fundamentais, apesar do enorme esforço que vêm desenvolvendo. Enumero apenas três lacunas graves; tanto mais graves quanto é extremamante fácil, e não dispendioso, preenchê-las. Uma lacuna respeita aos grupos de ação social nas freguesias ou paróquias; a outra, à articulação entre os grupos e as instituições particulares e os organismos oficiais de ação social; e, a terceira, ao tratamento estatístico e político dos casos sociais de carência.
Os grupos de voluntariado da ação social, se existissem em todas as freguesias ou paróquias, garantiriam a proximidade das situações de carência, bem como as primeiras ajudas e a mediação junto de outras entidades; faltando estes grupos, muitas daquelas situações ficam votadas ao abandono. A articulação, entre os grupos e as instituições particulares e os organismos oficiais de ação social, garantiria o acesso direto aos serviços profissionalizados, sempre que necessário; faltando esta articulação, recusam-se as respostas mais adequadas às situações de carência. O tratamento estatístico e político dos casos sociais de carência acompanhados garantiria o seu conhecimento geral e a preparação das medidas de políticas necessárias e possíveis, em cada momento; sem esse tratamento, a ação política demite-se de uma das suas maiores responsabilidades.
Pode afirmar-se, com alguma segurança, que estas lacunas, e outras, se observam em todos os concelhos do país. Não estará disponível o concelho de Alcobaça para ser uma exceção, pela positiva? – Para tanto, bastará que se congreguem os esforços das autarquias locais, da segurança social, das instituições particulares e dos grupos de voluntários de ação social, bem como de outras entidades interessadas.

Outras notícias em Opinião

  • O Inferno, o Céu e a oração do rico

    O mês de novembro é dedicado aos mistérios do encontro ou desencontro com Deus. Pode ser um encontro feliz, inesgotável e exultante, ou pode ser…

  • Princípio da participação

    Cada um de nós faz parte de uma família; e, em maior ou menor grau, faz parte de uma ou mais associações, outras instituições, empresas,…

  • O valor do Património Cultural

    “Se destruís o passado, destruís a alma. Ficais sem raízes para corrigir o futuro. Os homens foram notáveis pelo que fizeram de notável”. Palavras colocadas…

  • Princípio da subsidiariedade

    O princípio da subsidiariedade baseia-se na dignidade e autonomia de cada pessoa e família, defendendo que as diferentes organizações privadas, com ou sem fins lucrativos,…

  • Destino Universal dos Bens 2166

    Este é o terceiro princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI), depois da igual dignidade humana e do bem comum abordados em artigos anteriores…

  • A festa da alegria

    Nestas últimas semanas, a Igreja lançou, em todo o mundo, um projecto renovado de evangelização. Este mês de outubro foi declarado um Mês Missionário Extraordinário,…

  • Rasoamanarivo

    A 7 de setembro, durante a viagem a Moçambique, Madagáscar e República da Maurícia, o Papa fez questão de visitar o túmulo de Victoire Rasoamanarivo,…

  • Francisco e Bento XVI publicam um livro em parceria

    Os autores são Papa Francisco e Bento XVI, o título é “Não façam mal a nenhum destes pequeninos. A voz de Pedro contra a pedofilia”.…

  • Princípio do «Bem comum»

    A seguir à dignidade humana, o segundo princípio fundamental da doutrina social da Igreja (DSI) respeita ao bem comum, isto é: o conjunto de bens…

  • Perfume de poesia na Igreja Católica

    No próximo dia 5 de outubro, a Igreja passará a contar com mais 13 novos cardeais. Um deles é o português José Tolentino Mendonça, um…