Lacunas graves

Pode afirmar-se que em geral as entidades, públicas e privadas, com responsabilidades no domínio social, estão a falhar nalguns aspetos fundamentais, apesar do enorme esforço que vêm desenvolvendo. Enumero apenas três lacunas graves; tanto mais graves quanto é extremamante fácil, e não dispendioso, preenchê-las. Uma lacuna respeita aos grupos de ação social nas freguesias ou paróquias; a outra, à articulação entre os grupos e as instituições particulares e os organismos oficiais de ação social; e, a terceira, ao tratamento estatístico e político dos casos sociais de carência.
Os grupos de voluntariado da ação social, se existissem em todas as freguesias ou paróquias, garantiriam a proximidade das situações de carência, bem como as primeiras ajudas e a mediação junto de outras entidades; faltando estes grupos, muitas daquelas situações ficam votadas ao abandono. A articulação, entre os grupos e as instituições particulares e os organismos oficiais de ação social, garantiria o acesso direto aos serviços profissionalizados, sempre que necessário; faltando esta articulação, recusam-se as respostas mais adequadas às situações de carência. O tratamento estatístico e político dos casos sociais de carência acompanhados garantiria o seu conhecimento geral e a preparação das medidas de políticas necessárias e possíveis, em cada momento; sem esse tratamento, a ação política demite-se de uma das suas maiores responsabilidades.
Pode afirmar-se, com alguma segurança, que estas lacunas, e outras, se observam em todos os concelhos do país. Não estará disponível o concelho de Alcobaça para ser uma exceção, pela positiva? – Para tanto, bastará que se congreguem os esforços das autarquias locais, da segurança social, das instituições particulares e dos grupos de voluntários de ação social, bem como de outras entidades interessadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online

Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027