Leandro Bernardino. “Os bombeiros continuam a ser a principal força da proteção civil em Portugal”

Catarina Reis
Jornalista

Tomou posse a 27 de junho de 2021, Leandro Bernardino, o novo comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias. O ALCOA foi conhecer o novo operacional desta associação, com 43 anos de existência.
Na sua primeira entrevista à comunicação social e ainda a adaptar-se ao comando, o marinhense faz o retrato da instituição e traça os principais objetivos da corporação para os próximos cinco anos de mandato.

Como chegou ao comando dos bombeiros?
Venho da Marinha Grande. Desde 1997, que sou bombeiro de carreira, tenho várias valências técnicas e formativas. Sou formador da Escola Nacional de Bombeiros desde 2002. Dei formação nas corporações todas do distrito durante muitos anos, daí ser conhecido da área dos bombeiros. Em conversa ocasional com o presidente da direção, foi-me colocado o desafio e refleti. Falámos com o 2.º comandante, que foi fundamental na decisão, uma vez que faz parte do comando comigo. Ele é o meu braço direito e esquerdo na associação e eu achei que tinha condições para assumir o cargo.

Qual a característica mais importante num bombeiro?
Ter espírito de bombeiro, gostar de ajudar sem querer ter nada em troca. Basta um sorriso ou um obrigado de quem socorremos. É esse o nosso ordenado, esse sentimento de partilha, agradecimento e gratidão que as pessoas têm para connosco.

E qual a principal função de comandante?
As responsabilidades inerentes da função. Passa pela motivação, reconhecimento e o carinho que se dá aos bombeiros. É usar as suas valências e conhecimentos para angariar fundos, apoios e iniciativas que possam trazer benefícios à corporação.

Saiba mais na edição impressa e digital de 8 de julho de 2021.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found