Literatura. “Nós nos Outros” é a primeira obra da alcobacense Maria Helena da Bernarda

A alcobacense Maria Helena da Bernarda deixou a sua intensa vida profissional para se dedicar a um projeto em que o que conta são os outros. A página “Nós Nos Outros”, no Facebook, já ultrapassou as 750 publicações, com mais de 30.000 seguidores. A publicação mais vista teve um alcance de meio milhão de pessoas e mais de 4.000 partilhas. O projeto deu lugar a um livro, com o mesmo nome. A primeira obra, com 352 páginas, partilha histórias de vida reais.

Como foi o seu percurso de vida?
Tenho 57 anos, nasci e cresci em Alcobaça e aí vivi uma boa parte da minha vida. Foi também em Alcobaça que criei os meus dois filhos. Enquanto gestora, estive muitos anos ligada à indústria cerâmica e também à indústria do vidro e do cristal. Fizeram parte do meu universo a Raúl da Bernarda, SPAL, Vista Alegre, Atlantis e Bordallo Pinheiro. Trabalhei ainda alguns anos numa multinacional de Recursos Humanos, na área do recrutamento de executivos.
Quando decidiu mudar?
Há quase cinco anos, senti que a minha vida profissional era tão intensa que tive de fazer uma profunda reflexão e uma escolha pessoal. A saúde já me faltava. Optei por conquistar tempo para mim e renunciar ao trabalho renumerado. Nunca parei de trabalhar, nomeadamente numa associação de solidariedade, e de construir os meus próprios objetivos. Decidi fazê-lo sendo dona do meu tempo, trocando os benefícios materiais pelos imateriais. Entre outras expressões artísticas, aprendi fotografia. Sempre tive gosto por escrever e comunicar, e sempre gostei do contacto com as pessoas.

Como surge a ideia de dar voz aos outros?
Quando comecei a usar o Facebook, dei por mim a escrever quase diariamente, mas senti que me expunha demais, só me ouvia a mim própria e faltava-me uma peça importante: os outros. Senti uma vontade enorme de dar voz aos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online

Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027