Manuel Reis. “Alcobaça nada tem feito para segurar os poucos «mestres» que restam”

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

No dia 14 de março foi entregue à Comissão Nacional da UNESCO o dossier da candidatura da «Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa» ao Inventário do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A candidatura pretende chamar a atenção para uma arte que tanto precisa de apoios e que no contexto atual se encontra em risco de extinção.
Para chegar a esta candidatura foi constituído, em fevereiro deste ano um conjunto de 50 mestres calceteiros; entre eles encontra-se Manuel Reis, da Póvoa. Calceteiro há 37 anos, e com muito orgulho na sua profissão, fala a’O ALCOA desta arte e do que significa representar o nome de Alcobaça no país e no mundo.

Como vê esta arte e encara esta profissão?
Exerço a profissão de calceteiro há 37 anos e tenho uma enorme paixão pela calçada, posso mesmo dizer que amo a calçada portuguesa! Exijo muito de mim mesmo a cada dia de trabalho e tenho um enorme respeito pela calçada que pisamos.
Adoro fazer trabalhos de arte, de calçada, como tudo o que envolva pedra!

É membro do Núcleo dos Calceteiros em Portugal.Qual a importância da sua constituição?
Este núcleo foi criado a 27 de fevereiro de 2025, numa das reuniões habituais da minha ida a Lisboa e organizadas pelo secretário-geral da Calçada Portuguesa, António Proa. Nesta última reunião preparámos os documentos para a candidatura à UNESCO, da “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa” a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que representa um passo gigante no reconhecimento desta arte.

Qual foi o seu papel neste processo?
Para concluir a documentação para a candidatura da UNESCO, cada membro do núcleo teve de conseguir algumas assinaturas de calceteiros da região, dentro e fora do concelho. E consegui ajudar a juntar esses nomes, bem como calceteiros nacionais, mas a trabalhar em França, e que de certa forma me orgulho por ser contribuidor nessa profissão que hoje exercem enquanto profissionais da arte.
A candidatura foi entregue a 14 de março e aguardamos atentamente uma resposta.

Saiba mais na edição impressa e digital de 10 de abril de 2025

Catarina Ferreira Reis
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27
Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found
Sites de Paris Sans Vérification