Melancia: uma fruta refrescante

Filipe Oliveira
Nutricionista

Cor vermelha e sabor adocicado são características que associamos à melancia. Uma fruta que agrada a maioria de todos, e das que melhor caracteriza a época que estamos a viver – o Verão.
A melancia faz parte do grupo de alimentos que apresenta múltiplos benefícios para o organismo do Homem. É fresca e prática e apresenta uma percentagem de água bastante elevada (93.6%). É uma excelente fruta para estar presente numa dieta saudável, por apresentar bons teores de água, vitaminas (vitamina A, B6 e vitamina C) e minerais (potássio, magnésio, cálcio e ferro). Importa salientar que é das frutas com menos calorias, uma vez que cada 100 gramas fornecem 26 calorias.
Um consumo moderado de melancia ajuda na redução do risco de ataque cardíaco, da hipertensão e, ainda, na redução do risco de cancro da próstata. Apresenta benefícios nos processos inflamatórios, pela presença de colina. Repetindo a questão da presença de água é, assim, preditor da redução de desidratação.
Tenha presente na sua dieta a fruta em questão, porque para além de ter benefícios no seu metabolismo é uma excelente fruta para se hidratar. Como venho a referenciar nas crónicas tenha atenção é às quantidades que ingere! Porque o problema do peso não é do alimento, mas sim da quantidade.

Filipe Oliveira
Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found