O Município de Alcobaça assinou, no passado dia 29 de abril, quarta-feira, os protocolos de adesão ao “Programa Aproximar” que vai permitir a constituição de espaços e lojas do cidadão distribuídas pelo concelho. Será criada uma Loja do Cidadão em Alcobaça e cinco Espaços do Cidadão em Alcobaça, Aljubarrota, Benedita, São Martinho do Porto e Pataias-Martingança.
Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio “estas infraestruturas de apoio serão muito úteis para as populações uma vez que vão centralizar e melhorar o acesso a um conjunto de serviços administrativos.”
A atividade dos Espaços do Cidadão nas cinco freguesias já escalonadas “será alvo de uma monitorização rigorosa com vista a podermos criar mais espaços desta natureza noutras freguesias”, explica o presidente de Câmara.
A cerimónia de assinatura dos protocolos de adesão ao “Programa Aproximar” decorreu no Teatro José Lúcio da Silva, eiria, entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e outras três comunidades intermunicipais, que integram o projeto piloto Alto Tâmega, Viseu Dão Lafões e Região do Oeste , e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
O projeto prevê a criação de 46 espaços e lojas de cidadão distribuídos pelos municípios de Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Óbidos, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.
Esta iniciativa intermunicipal representa um investimento por parte dos municípios de cerca de 300 mil euros, ao longo de três anos.