Em cada ano, o “Novembro Azul” lembra-nos a importância de cuidar da saúde masculina. Mais do que uma simples campanha, o “Novembro Azul” é um movimento que busca consciencializar homens de todas as idades sobre a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar. Dados recentes revelam que muitos homens ainda evitam procurar um profissional, colocando em risco a própria saúde. Mas afinal, porque é que a saúde masculina é tão importante? A resposta é simples: uma vida saudável permite que desfrutemos de momentos mais felizes com os nossos amigos e familiares, que sejamos mais produtivos no trabalho e que vivamos mais tempo com qualidade.
É cada vez maior a consciencialização dos homens para a importância do cuidado a ter com a sua saúde. Mas, é relativamente recente a consagração do “Novembro Azul”. Esta campanha dedicada à saúde masculina, em especial ao cancro da próstata, remonta a 2003 na Austrália e rapidamente se espalhou pelo mundo. Falta de informação, “masculinidade tóxica”, tabus e dificuldade em procurar ajuda, são ainda hoje os principais desafios para a saúde masculina.
É crucial promover diálogos abertos com os homens sobre saúde emocional. A pressão social para que os homens sejam sempre fortes e inabaláveis muitas vezes impede que eles procurem ajuda e cuidem de sua saúde mental e física. Práticas como meditação, yoga e tai chi podem ser ferramentas valiosas para o bem-estar masculino.
Esta campanha não alerta apenas a população masculina para o rastreio e deteção precoce do cancro da próstata, mas também para os diversos fatores de risco: estilo de vida, dieta, consumo de álcool, tabagismo, exposição a radiação, inflamação crónica, entre muitos outros. A saúde masculina abarca muito mais do que a ausência de doenças, pelo que esta campanha atenta para outras questões cada vez mais interferentes, como problemas de ansiedade e depressão, perturbações cardiovasculares, transtornos sexuais e obstáculos nas rotinas diárias. É nesse ponto que a medicina holística (tratando do indivíduo como um todo, não considerando apenas aspetos físicos, mas também os emocionais, mentais e espirituais) entra em cena, não se concentrando apenas nos sintomas, mas procurando identificar e tratar as causas subjacentes aos problemas de saúde e bem-estar masculinos. A medicina holística, em particular a Naturopatia, promove uma abordagem integrada para o fortalecimento do sistema imunitário, promove um melhor equilíbrio emocional, diminui o risco de doenças crónicas como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão, e oferece cuidados de saúde mais completos e personalizados. A medicina holística é um espaço seguro para que os homens expressem os seus sentimentos e recebam apoio emocional.
O uso de plantas medicinais auxiliam no tratamento das diversas condições de saúde.
Sugere-se sempre a consulta de um profissional de saúde credenciado.