Vida

Novos mitos alimentares

Dieta-do-Limão

Depois de ter desvendado alguns mitos baseados em crenças antigas, conheça agora alguns mitos relacionados com dietas e atitudes pouco corretas.

Mito: O pão integral tem menos calorias. O pão integral está longe de ser o menos calórico. Deve fazer parte de uma alimentação saudável por ser rico em fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal e a aumentar a saciedade. No entanto, para quem quer perder peso, não é a escolha mais adequada, porque é mais calórico do que o pão escuro ou de mistura. Tal como o pão, também as bolachas integrais são mais calóricas do que as vulgares.
Mito: As tostas engordam menos do que o pão. As tostas não nos deixam tão saciados porque são facilmente digeridas, mas apresentam mais calorias quando comparadas com a mesma quantidade de pão.
Mito: A fruta não engorda. A fruta é rica em frutose (açúcar das frutas) que, tal como o açúcar vulgar, acumula-se no organismo sob a forma de gordura quando ingerida em excesso. As frutas com mais açúcar são as bananas, as uvas e os figos. No entanto, a ingestão de fruta deve ser diária (3-5 porções) uma vez que se trata de um alimento rico em vitaminas, minerais e fibras.
Mito: Beber água emagrece. A água é essencial para todos os processos que ocorrem no organismo, nomeadamente na regulação do trânsito intestinal. Diariamente, um adulto deve beber entre 1,5 a 2 litros de água, mas a água por si só não emagrece; pode apenas provocar a sensação de saciedade, caso seja ingerida antes das refeições.
Mito: O azeite não engorda. O azeite, apesar de ser uma gordura considerada saudável, engorda tanto como as outras gorduras. Cada colher de sopa de azeite fornece-nos 90 calorias, pelo que o seu consumo deve ser sempre moderado.
Mito: Para emagrecer tenho de
deixar de comer hidratos de carbono. É comum dizer-se que uma dieta de emagrecimento não deve conter pão, massa, arroz e batata (hidratos de carbono). No entanto, o nosso organismo funciona com base no açúcar proveniente destes alimentos, pelo que a sua ingestão é indispensável. Para emagrecer deve apenas moderar a sua ingestão e evitar adicionar gorduras e molhos.
Mito: O limão emagrece. O limão tem muito poucas calorias e é rico em vitamina C. Tal como o vinagre, é uma excelente opção para temperar, mas por si só não emagrece.
Mito: Todos os produtos light engordam menos. Embora associados a menos açúcar ou gordura, os produtos “light” não têm sempre menos calorias, havendo até a tendência de duplicar a dose por se tratar de um alimento light.
Fique atento e compare rótulos!

Outras notícias em Vida