Número de visitantes do Mosteiro de Alcobaça volta a cair

Foto por David Sineiro

Num dos melhores anos de sempre do turismo português, os monumentos e museus sob tutela da Direção Geral do património Cultural (DGPC) receberam 3,4 milhões de visitantes em 2013, um aumento 7,9 por cento no número de entradas pagas face a 2012. No entanto, o número de visitas pagas ao Mosteiro de Alcobaça, de ano para ano, continua a cair.

Ao contrário da maioria dos monumentos em Portugal, que receberam no geral mais visitantes, em 2013 o Mosteiro de Alcobaça recebeu 176.767 visitas pagas, menos cerca de quatro mil visitantes do que em 2012.
Carlos Bonifácio, vereador da CMA, chamou a reunião de câmara este assunto e em tomada de posição pública afirmou que “os números dão que pensar e revelam a necessidade de encontrar respostas no imediato antes que seja tarde demais”. Jorge Pereira de Sampaio, diretor do Mosteiro de Alcobaça, atribui a descida ao facto de “haver público que, tendo acesso à zona gratuita do monumento que inclui a Igreja, o Deambulatório e os Túmulos de D. Inês e de D. Pedro, acabam por não visitar a área paga”. Apesar da descida, “o Mosteiro de Alcobaça continua a ser dos monumentos mais visitados em Portugal”, sublinha o diretor.

(Saiba mais na edição em papel de 20 de março de 2014)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Candidaturas abertas

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

Alcobaça. Biblioteca convida à conversa com…

10 Abr | Sáb | 11:00

online

Encontros em Rede: Reimaginar os Museus a 26

05 Abr | Seg | 15:00

Página de facebook da Rede Cultura 2027