Candidato do BE – Bloco de Esquerda, à Câmara de Alcobaça, Adelino Granja, na quinta entrevista de uma ronda aos cabeças de lista nas eleições autárquicas de 2013.
PERFIL
Nome: Adelino António Moreira Granja
Data de nascimento: 23 de março de 1961
Naturalidade: Alenquer
Residência: Alfeizerão
Formação Académica: Licenciado em Direito
Atividade profissional: Advogado
O que o leva a candidatar-se? Consigo o BE vai ganhar a Câmara de Alcobaça?
Ganhar seria uma utopia. O nosso objetivo é derrubar a direita, ou seja, tentar ter um vereador. Claro que todos os candidatos dizem que vão ganhar, mas o BE não é assim tão utópico.
O que faz um bom político?
Hoje em dia é não ser muito demagogo. Acho que um bom político não é o que nós vemos na praça pública em que se prometem grandes programas de acção, promete-se não aumentar impostos, não despedir e na prática é tudo o contrário. Hoje os políticos estão mal vistos pelos eleitores e pelos cidadãos em geral porque não cumprem o que prometem, propagandeiam e desmistificam a figura política que deveria ser criada nos cidadãos.
Considera importante que um político tenha uma carreira e atividade profissional para além da política? Pondera suspender a sua atividade profissional se for eleito?
É enriquecedor os políticos terem uma carreira profissional e não serem aqueles que são criados na vida pública. Claro que se eu fosse eleito, como qualquer cidadão, teria que prescindir da actividade profissional e dedicar-me exclusivamente àquilo para que fui eleito. Mesmo como vereador se fosse a tempo inteiro.
(Leia a entrevista na íntegra na edição em papel de 25 de julho de 2013)