Vida

O que escolher para o pequeno-almoço?

saudesite

A melhor forma de iniciar o dia é tomar um bom pequeno-almoço de forma a restabelecer a energia e o bem-estar. O pequeno-almoço é das refeições mais importantes, tornando-se indispensável em qualquer idade, principalmente para as crianças e adolescentes. Existem estudos científicos que demonstram que a falha desta refeição diminui a performance física e intelectual ao longo do dia.
A qualidade e quantidade de alimentos ingeridos devem ser adequadas à idade, género e estilo de vida de cada um. É fundamental que seja uma refeição variada e que inclua alimentos nutritivos. Idealmente deverá conter alimentos de três grupos: laticínios, cereais e fruta.
Do grupo dos laticínios fazem parte o leite, iogurtes e queijo. Por serem ricos em cálcio e proteínas são essenciais para o crescimento. As bebidas de soja podem ser uma alternativa ao leite, se assim preferir.
Os cereais são essenciais porque nos fornecem energia ao longo do dia. Neste grupo podemos incluir o pão, flocos e cereais de pequeno-almoço. Deve optar sempre pelos cereais integrais e com menor quantidade de açúcar adicionado, em detrimento de outros com adição de açúcar, chocolate e mel.
Relativamente à fruta, deve ser consumida fresca, preferencialmente com casca, de modo a beneficiar ao máximo a quantidade de fibra. Se preferir sumo de fruta, deve fazer um sumo natural em casa. Caso não tenha disponibilidade, prefira os sumos tipo 100 por cento, por não terem açúcar adicionado.
É habitual ouvirmos que grande parte da população sai de casa sem tomar o pequeno-almoço, quer seja por não sentir fome quando acorda, ou por querer emagrecer saltando refeições. Quando a fome ao acordar não é muita, experimente acordar 30 minutos mais cedo e tome o pequeno-almoço depois desse pe-
ríodo. Se mesmo assim não conseguir, opte apenas por uma peça de fruta ou um iogurte, de forma a quebrar o jejum, e depois faça uma refeição a meio da manhã mais completa e equilibrada. Está cientificamente demonstrado que iniciar o dia com um pequeno-almoço equilibrado contribui para a manutenção de um peso saudável, pelo que não deve ficar mais de três horas sem comer durante o dia e oito horas durante o período da noite.
Seguem algumas dicas de pequenos-almoços equilibrados para que possa diversificar o seu início de dia: uma taça de cereais integrais com iogurte natural e morangos e/ou framboesas; duas fatias de pão de mistura com queijo fresco e um batido de frutas ou uma torrada com creme vegetal, um copo de leite e uma maçã. Para o bem da sua saúde, não se esqueça de tomar um grande pequeno-almoço!

Outras notícias em Vida