Teve lugar no dia 20 de maio, no auditório do Centro Cultural de Congressos de Caldas da Rainha (CCC) a final regional do Projeto GERAt. A final reuniu sete escolas da região Oeste num evento dedicado à criatividade, cidadania e ao compromisso com um turismo mais sustentável.
Representando os concelhos de Alcobaça e Porto de Mós, estiveram presentes o Agrupamento de Escolas de Cister de Alcobaça, o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto e o Instituto Educativo do Juncal, que se destacaram pela qualidade dos projetos apresentados, com forte ligação ao património, território e comunidades locais, demonstrando um elevado envolvimento de alunos e professores na construção de propostas criativas e responsáveis para um turismo com impacto positivo.
Participaram igualmente nesta final regional o Agrupamento de Escolas D. João II, o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e a Escola Secundária Raúl Proença, completando assim o conjunto das sete escolas finalistas.
O Projeto GERAt é promovido pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, e procura sensibilizar as gerações mais jovens para o potencial do turismo enquanto motor de desenvolvimento local, nacional e internacional, reforçando a ligação entre educação e turismo, promotora da diversidade, sustentabilidade e cidadania ativa.
Durante a final regional, os alunos apresentaram, entre outros, projetos nas áreas da acessibilidade turística, valorização do património cultural e natural, criação de app, mapas, roteiros interativos e experiências turísticas imersivas, destacando-se pela sua originalidade, qualidade e compromisso com os princípios do turismo sustentável.
O projeto vencedor foi o do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal (Rio Maior), que irá agora representar a região na Final Nacional do GERAt, a realizar-se no próximo dia 28 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Esta final nacional será palco da cerimónia de entrega de prémios aos melhores projetos desenvolvidos no âmbito do GERAt, a nível nacional.
Apesar de apenas uma escola ter sido apurada, todas as escolas demonstraram um elevado sentido de responsabilidade, espírito de missão e uma grande capacidade de comunicar ideias com impacto, confirmando o papel da escola como agente ativo na formação de jovens cidadãos conscientes, capazes de pensar o turismo como uma ferramenta educativa e socialmente transformadora.