Opinião

Banner - OPINIAO Carlos Bonifacio

Orçamento municipal para 2021

Abstive-me na votação do orçamento municipal 2021. Continuo fiel aos princípios estratégicos e à necessidade de reposicionar Alcobaça no contexto regional e nacional. O histórico deste executivo tem sido sempre dar prioridade ao acessório em vez de tratar do essencial.
Compete à força política mais votada implementar o seu programa, pelo que me limitei a apresentar propostas.
Sou um defensor desde 2008 da regeneração do Mercado Municipal de Alcobaça, não perdendo a sua função originária de valorização da produção agrícola local, mas funcionando como um centro de “boas-vindas” com lojas de produtos autóctones, posto de atendimento de turismo e informação com recurso a tecnologia digital, restauração/cafetaria e sanitários. Este projeto tem fundos europeus já garantidos há cerca de três anos.
A zona Industrial das Alvas em Pataias é um projeto adiado há vários anos, sendo necessário voltar a desafetar os terrenos da reserva florestal, por ter, entretanto, caducado a desafetação. Considero esta zona industrial estratégica para a zona norte do concelho.
Defendo o início dos estudos dos achados arqueológicos encontrados aquando da construção do Parque Verde da cidade de Alcobaça. Passado um ano e meio da inauguração, não é aceitável a indefinição no estudo destes achados, uma mais-valia para o próprio parque.
Continuo a defender que se apresente o estudo prévio da zona ribeirinha da Fervença na freguesia de Maiorga, quando o município já é dono praticamente da totalidade dos terrenos, criando uma zona lazer única com aproveitamento do rio, dos canais de água e da central elétrica.
Defendo novos trilhos pedonais nas freguesias em consonância com as juntas de freguesia, conservação e manutenção dos existentes, associados a um programa de promoção da prática do exercício físico ao ar livre e de proteção do meio ambiente.
Defendo que seja feito um estudo aprofundado n a área denominada “Fonte da Senhora”, na freguesia da Benedita, com enormes potencialidades de que esta freguesia é totalmente carente.
Vou ficar expectante quanto à concretização de algumas das propostas por mim apresentadas, mas sem muitas ilusões.

Outras notícias em Opinião

  • Um ano de esperança: 2021

    Desejo a todos os leitores, um bom início de ano! Esperemos que seja um ano de liberdade e sem grandes restrições que nos limitem a…

  • Breve consideração sobre “Centro Histórico”

    Os chamados Centros Históricos são locais que nos transportam no tempo e nos permitem imaginar vivências anteriores. Criados em tempos antigos foram, aos poucos e…

  • Casa do Relego: desaparecimento e história

    Na vila de Alfeizerão, até há pouco tempo, existia uma casa do Relego. Porém, os seus proprietários decidiram demolir o que restava do edifício. Com…

  • A eleição do ano

    “As eleições do país mais poderoso do planeta dizem também respeito ao planeta”, escrevi aqui, no dia 12 de Novembro passado. A importância maior destas…

  • Quem aponta a Luz do Mundo?

    No século XVI, a descoberta do alçapão de entrada para umas catacumbas esquecidas, na via Salaria, ofereceu à Igreja um olhar novo sobre a comunidade…

  • Editorial

    O combate à pandemia, como a qualquer crise, evidencia que a solução é a cooperação e não o divisionismo. A vacinação de profissionais de lares…

  • Desafios desta época festiva

    O mês de dezembro é, por norma, uma época de bem-estar, alegria pessoal e familiar. Porém, os convívios natalícios deste ano acabam por estar comprometidos,…

  • Extraordinários. 75 anos d’O ALCOA

    Neste 2020, em cada edição, pessoas extraordinárias em algum aspeto da sua vida, com ligação à nossa região. O mundo vivia uma crise profundíssima, enquanto…

  • Coco, uma opção saudável?

    Será o coco um alimento a integrar na sua dieta? Hidratação, reposição dos sais minerais, regulação do intestino e auxílio no processo de emagrecimento são…

  • O orçamento municipal

    Ouvimos grandes discussões políticas sobre o Orçamento de Estado todos os anos e sabemos que ali estão definidas regras com impacto nas nossas vidas. O…