Opinião

Facebook---OPINIAOAlcinaGonçalves

Os Idosos

Nota Prévia: Este texto foi escrito a 14 de Abril 2019. Aparentemente pouco mudou, apenas a Eutanásia já foi aprovada na Assembleia da República. É indecoroso discutir e aprovar a eutanásia numa altura em que se “prendem” pessoas saudáveis em casa para “salvar” os mais idosos e as pessoas de maior risco.

Hoje, dia 14 de Abril, a DGS disse que 1/3 das pessoas que morreram com o vírus foi em lares . A Senhora Diretora esqueceu-se de dizer que muitos destes idosos foram infetados por pessoal que trabalha nos lares ou em idas aos hospitais.
Todos os anos há imensas notícias de idosos abandonados pelas famílias nos hospitais, no fim de terem alta ninguém os vai buscar.
Os lares estão cheios de idosos que nunca receberam a visita dum familiar. Todos os anos imensos idosos morrem de frio num país rural, em casas pouco preparadas para o frio e com uma das eletricidades mais caras da europa.
Todos os anos morrem de gripe, pneumonia, outros males, milhares de idosos abandonados em macas nos corredores dos hospitais, no famoso SNS. De vez em quando há umas reportagens nas TVS sobre o assunto, muito amiúde. Nada que se compare com as notícias do vírus.
Milhares de idosos em Portugal têm reformas miseráveis que raramente dão para comprar medicamentos, até se pode dizer, nunca descontaram, certo ! Mas para isso existe o chamado Estado social.
Por último, um assunto que de vez em quando vem à discussão pública nos países ricos Ocidentais. Será que merece a pena prolongar a vida versus sustentabilidade dos sistemas de saúde ? Parece que não merece a pena prolongar a vida, porque até se discute a eutanásia em plena pandemia.
Podia enumerar muito mais situações que ilustram bem como o país, como a nossa sociedade trata os idosos. Depois temos a distinta “ lata “ de criticar os países nórdicos porque não são tão afáveis com os seus idosos, são mais frios…
De que vale a moral católica do sul da europa quando abandona os seus idosos o ano inteiro para os proteger ( mal ) apenas uns meses quando o vírus aparece. Acordamos agora para esta realidade.
Até onde vai a nossa hipocrisia ?

Outras notícias em Opinião

  • Editorial. Populismos regionais

    “O homem é o homem e a sua circunstância”, defendeu sabiamente Ortega y Gasset O meu pai nasceu e cresceu no Alentejo. Concluída a 4.ª…

  • O preço da santidade

    O Papa Francisco deu um passo decisivo para a canonização do Prof. Jérôme Lejeune, o mais importante geneticista do século XX, com o decreto de…

  • Desabafo de um médico

    Diretor Clínico do Instituto Português da Face revela situação lamentável do plano de vacinação contra a Covid-19 No Instituto Português da Face, estamos focados nas…

  • Positivo e negativo

    Positivo e negativo… todos os dias ouvimos, vezes sem conta, estas palavras. Positivo e negativo… todos os dias vimos imagens, vezes sem conta, que nos…

  • José Eduardo Oliveira. Um homem bom e alcobacense profissional

    Há tempos, depois de uma daquelas conversas “vadias” mas importantes, em que se fala de tudo e de nada, perguntei ao meu Amigo José Eduardo/JERO…

  • “Milagre na Cela 7”, de Mehmet Ada Öztekin

    Recomendo o filme “Milagre na Cela 7” porque é um daqueles filmes difíceis de esquecer, com uma mensagem profunda e bela, que enaltece a força…

  • “Paula”, de Isabel Allende

    Da vasta obra de Isabel Allende, escritora nascida no Peru, recomendo a leitura de “Paula”, de cariz autobiográfico, originado por uma situação de quase “confinamento”.…

  • Um elemento de arte sacra do Mosteiro de Alcobaça do séc. XV

    Após a Batalha de Aljubarrota, D. João I entregou ao Mosteiro de Alcobaça vários espojos da contenda com os Castelhanos, isto devido ao auxílio militar…

  • Editorial. In memoriam

    José Eduardo Oliveira foi incansável no registo das memórias da sua terra.   É este legado, diria, o mais relevante que Alcobaça lhe tem a…

  • “Voando Sobre Um Ninho de Cucos”, de Milos Forman

    Como bom cinéfilo que sinto ser, tenho de realçar o filme de Milos Forman, de 1976, “Voando Sobre Um Ninho de Cucos”, e o desempenho…