Os perigos do Natal para os nossos animais

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Nesta época são vários os perigos para os animais.

As árvores de Natal podem tombar e as suas decorações (fitas, bolas e luzes) podem ser ingeridas ou partidas, causando lesões. Também as fitas dos presentes podem ser ingeridas. Por segurança, mantenha os seus animais afastados das decorações de Natal.

A planta do Natal é tóxica para cães e gatos, bem como muitas iguarias desta quadra (chocolate, uvas, passas, frutos secos, comida condimentada, doces, fritos, bebidas alcoólicas, marisco… ) podem causar problemas gastrointestinais e alergias.

O acesso ao lixo deve ser impedido, pois existe o perigo de ingestão de ossos, restos de comida ou objetos cortantes.
Lareiras e velas podem provocar queimaduras, por isso devem ser tidos cuidados para evitar o contato dos animais com estas fontes de calor.

Há cães que têm medo do fogo-de-artifício. Com o ruído, entram em pânico e podem agir descontroladamente e fugir, correndo o risco de atropelamento. Mantenha o seu animal em segurança, fechado, sem acesso ao exterior e tente, na medida do possível, diminuir a perceção do ruído.

No Natal, há quem opte por oferecer animais como presente. Adotar um animal é uma responsabilidade grande; ninguém deverá receber de surpresa essa responsabilidade. Pense bem se será o “presente ideal”.

Votos de Festas Felizes para todos os tutores e seus amigos de quatro patas!

Ana Catarina Duarte
Enfermeira veterinária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found