Os privilégios da terceira idade

Sabe-se que Portugal é um pais constituído maioritariamente por idosos, que contrastam em grande número com a população mais nova.
Hoje trago-vos um desafio para manter e/ou potenciar a qualidade de vida nesta fase tão especial.
Ser-se sénior é sinónimo de sabedoria, de vivências diversificadas e especialmente no meio rural onde vivemos, é geralmente sinónimo de trabalho. Com estas premissas, torna-se evidente que convivemos com sábios e sábias que tanto nos ensinaram e ensinam.
Para manter e potenciar a qualidade de vida na adultícia avançada, propõem-se que os mesmos sejam ativos, que socializem, com as devidas precauções neste momento, que comuniquem e que se divirtam com os seus companheiros de velha guarda e com os membros mais novos do mundo.
Talvez há uns meses atrás um simples jogo de sueca seria motivo para sair de casa, espairecer e conviver. Agora, o mesmo não se aplica. Contudo, existe sempre a possibilidade da utilização das novas tecnologias para socializar em segurança! E é este o desafio que vos trago!
A utilização das redes sociais tem vindo a ser um excelente potenciador de socialização e a sua utilização é sem dúvida uma ferramenta positiva! Não só porque aprendem a manusear uma geringonça nova e ao mesmo tempo estimulam a memoria onde captam e evocam tarefas, bem como pelo facto de estarem online e puderem comunicar com familiares e amigos!
Pode ser difícil ao início, acredito que sim, mas com a prática e com a consistência, os resultados vão ser excelentes!
Por vezes torna-se difícil aceitar algumas dificuldades que chegam naturalmente com o passar da idade: ou a perda de independência que até então sempre tiveram, a mobilidade mais fraca, ou até mesmo a diminuição das faculdades cognitivas. Contudo há que salientar que é um processo, é natural e faz parte. É o privilégio de ter saúde para envelhecer e que nem todos o têm!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found