Padre Alberto Mendes. Os cuidados devem ser cada vez mais holísticos

Catarina Reis
Jornalista

Foto por Voz da Verdade

O Padre Alberto Mendes, religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, mestre em Cuidados Paliativos e autor da obra “Cuidados Paliativos – Diagnóstico e Intervenção Espiritual”, fala a’O ALCOA do papel dos cuidados paliativos e da importância de se lutar pela vida

Qual a importância dos cuidados paliativos?
Os cuidados paliativos têm de ser, cada vez mais, transversais a todos os âmbitos de saúde, de forma a contribuir para uma maior qualidade de vida das pessoas, desde a prevenção até à possível ou eventual cura, manutenção especializada dos cuidados ou até reabilitação do que é possível, ou então paliação rigorosa e humanizada.

O que faz mais falta ao nível de cuidados e cuidadores?
Ainda continua a faltar uma maior e alargada formação básica, intermédia e especializada sobre esta área, para que não se caia na tentação de “isto” ser só para alguns vocacionados ou mais interessados nestes cuidados. Também se deverá continuar a insistir na respetiva acessibilidade, em que todos têm direito a eles, e que se tornem cada vez mais uma realidade disponível a nível geográfico, quer numa primeira dimensão da abordagem paliativista, quer na dimensão especializada dos cuidados.

E o que falta para que olhe para os cuidados paliativos e cuidadores de outra forma?
A sociedade precisa de olhar para estas realidades da saúde como sendo áreas normais em que qualquer ser humano pode passar por elas. Não acontece só aos outros, qualquer um pode ficar doente e precisar destes cuidados especiais.

Saiba mais na edição impressa e digital de 15 de abril de 2021.

Catarina Reis
Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found