No âmbito da operação “Bola de Neve”, a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 830 quilos de pasta de coca em armazéns nos concelhos de Alcobaça e Pombal.
A PJ procurava desmantelar uma rede criminosa organizada que abastecia laboratórios de produção de droga no Norte e Centro. Foram detidos nove suspeitos dos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais, resistência e coação sobre funcionário e condução perigosa de veículo rodoviário. Foram cumpridos 55 mandados de busca domiciliária e não domiciliária. Foram ainda apreendidos cerca de 31.500 euros em numerário, documentação, 12 viaturas, dois empilhadores e um monta-cargas, material de corte e transformação, aparelhos de comunicação, armas de fogo e munições.
O grupo organizado internacional traficava estupefacientes, por empresas de fachada, legalmente constituídas, a partir de um país da América do Sul. A droga estava dissimulada no interior de cocos, que era extraída e transformada em cloridrato de cocaína em laboratórios artesanais. A operação foi desencadeada em Vila Nova de Famalicão, Matosinhos, Maia, Paredes, Leiria, Óbidos, Caldas da Rainha, Alfeizerão, Coruche e Azeitão.
Aos detidos foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva.