Pedro Lopes, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, sagrou-se nesta sexta-feira dia 26 de junho Campeão Nacional de Contra-Relógio, no Escalão de Cadetes, ao vencer com o tempo 14m38s64 a prova de 9,5 km com a média de 38,952 km/h, num percurso de elevada dureza que foi disputado por 51 corredores em representação de 23 equipas nacionais. Cada equipa poderia apresentar um máximo de três atletas nesta competição, e a aposta de Aurélio Sardinha, treinador do Alcobaça, foi certeira e conseguiu premiar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste Clube com uma camisola de campeão nacional.
“Este momento de grande alegria e imensa felicidade é mérito da dedicação, do valor e capacidade deste promissor atleta, que muito vai dar ao ciclismo”. Pedro Lopes inscreveu-se no Alcobaça Clube de Ciclismo em Abril de 2012 e aqui iniciou a sua formação no escalão de Juvenil. Na sua primeira prova ficou em 42º lugar, mas a ascensão foi muito rápida e no prémio Vitor Rocha, disputado na Maiorga no dia 23 de Setembro de 2012 subiu ao podium para receber o prémio do 3º lugar. No 2º ano de Juvenil, em 2013, o seu valor e a sua aprendizagem começavam a revelar-se e por duas vezes, ficou no 1º lugar, obteve sete segundos lugares, e por três vezes ficou em 3º lugar.
Na época de 2014, enquanto cadete de 1º ano, andou sempre nos primeiros lugares da tabela classificativa. Neste ano de 2015 tem dado promissores sinais e revelou agora todo o seu elevado potencial ao sagrar-se Campeão Nacional de Contra-Relógio. Depois da dureza da prova de sexta-feira, no sábado Pedro Lopes teve pela frente uma prova de estrada de 70,8 km onde a dureza do percurso com elevada inclinação e muitas curvas foi agravada pelo forte calor que agravou as dificuldades dos 112 atletas. Dos corredores que apostaram na prova de contra-relógio, Pedro Lopes foi o único que conseguiu reunir forças para se manter no grupo da frente e conseguiu terminar num honroso 5º lugar, numa prova em que apenas chegaram ao fim 28 corredores dos 112 que alinharam à partida.
No escalão de Juniores, Aurélio Sardinha, treinador do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, apostou em Emmanuel Rodrigues que no sábado disputou o contra-relógio de 16 km, mas o azar viria a bater-lhe à porta ao sofrer uma queda que deitou por terra todas as expectativas deste atleta que estava a colocar-se no lote dos melhores dez a nível nacional e que ocupa o 5º lugar no ranking da Taça Nacional de Juniores. Na prova em linha de 126 km, disputada no Domingo, Emmanuel Rodrigues revelou-se como um duro guerreiro e aguentou o forte ritmo competitivo numa prova muito movimentada desde o seu início, com muitas e frequentes mexidas na cabeça de corrida. Sucederam-se ataques e respostas com o vento forte a castigar os atletas. Emmanuel Rodrigues acabou por terminar no 7º lugar, o que é um excelente resultado perante equipas muito mais fortes numa prova em que os supostos vencedores à partida foram destronados.
O Alcobaça Clube de Ciclismo felicita o Pedro Lopes por este magnífico resultado, felicita os pais que o tem acompanhado, felicita o treinador Aurélio Sardinha pelo magnífico trabalho que está a desenvolver neste Clube, e felicita ainda o restante staff técnico com Levi Patrício, Nelson Vicente, Pedro Garcia e o médico José Gomes e os apoios imprescindíveis da Câmara Municipal de Alcobaça, do Crédito Agrícola e da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria.
“A felicidade constrói-se. Este dia vem coroar de glória o nosso trabalho, e diz-nos que vale a pena enfrentar sacrifícios e adversidades”.