Pedro Lopes, do Alcobaça Clube de Ciclismo (ACC)/Crédito Agrícola, foi o melhor ciclista português no 13º Festival Olímpico da Juventude Europeia, que decorreu em Tbilisi, Geórgia, entre 26 de julho e 1 de agosto, onde esteve na sua primeira chamada à Seleção Nacional.
Na prova de estrada, disputada no passado dia 30 de julho, com um percurso de 71 quilómetros, Pedro Lopes, ficou no 23º lugar com apenas mais 50 segundos do que o suíço Samuel Steiger Til que venceu a prova, enquanto os outros dois representantes lusos, ficaram Gonçalo Ferreira em 50º lugar e Pedro Miguel em 53º lugar. Na prova de contra-relógio, com um percurso de 9,6 quilómetros, disputado no dia 28 de Julho, Pedro José Lopes, foi também o melhor ciclista luso, ficando em 56º lugar o tempo em 13m32s, mais 1m02s do que o dinamarquês Julius Johansen Graungaard, que venceu a prova. Os restantes portugueses ficaram Pedro Miguel na posição 70 e Gonçalo Ferreira em 92º lugar.
Portugal esteve representado neste evento por 24 atletas de seis modalidades, que além do ciclismo incluía o atletismo, ginástica, judo, natação e ténis. O ciclismo português foi representado por Pedro Lopes, Gonçalo Ferreira e Pedro Miguel orientados pelo Selecionador Nacional, José Poeira.