Atual

Peregrinação. Paróquia de Alcobaça nos passos de São João de Deus

pub maravilhas do sul de Espanha_cores

Nos passos do português São João de Deus, a paróquia de Alcobaça vai organizar uma peregrinação de 31 de agosto a 3 de setembro. O itinerário passará por Montemor-o-Novo, terra natal de São João de Deus; Olivença, cuja igreja foi eleita “O Melhor Recanto de Espanha 2012”; Sevilha; Córdova; e Granada, onde está sepultado o santo. A não perder!

santo-do-dia-março-08-sao-joao-de-deus

São João de Deus

São João de Deus, de seu nome João Cidade, nasceu em Portugal em 1495 em Montemor-o-Novo. Em Granada, quando ouviu os sermões de São João de Ávila, percorreu, em arrependimento, a cidade com o rosto coberto de lama. Dado como louco, foi internado num hospício, onde permaneceu muitos anos. Mais tarde, ali fundou um hospital e a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros. São João de Deus é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros.

 

sevilha

SEVILHA | Património Mundial desde 1987, a Catedral de Sevilha é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo, atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no Brasil.

 

granada_22GRANADA | O maior tesouro de Granada é o Palácio de Alhambra, um dos mais impressionantes monumentos mouros da Europa e o monumento mais visitado de Espanha. Em Granada, ponto obrigatório da peregrinação será ainda a Basílica de São João de Deus.

 

cordoba

CÓRDOVA | Com centro histórico Património Mundial pela UNESCO desde 1984, esta classificação foi estendida, dez anos mais tarde, à Mesquita-Catedral, atualmente Catedral de Santa Maria. Esta é um dos melhores exemplos da arte muçulmana em Espanha.

 

olivenca

OLIVENÇA | Olivença foi anexada por Espanha em 1801 e nunca restituída, ao contrário do acordado em 1815. A Igreja de Santa Maria Madalena, em Olivença, único lugar de culto espanhol de estilo manuelino, foi eleita “O Melhor Recanto de Espanha 2012”.

 

 

Outras notícias em Atual