No dia 20 de agosto, feriado municipal de Alcobaça, foi apresentada nos Paços do Concelho a maquete do Monumento aos 50 Anos do Poder Autárquico, que está a ser concebido pelo escultor Carlos Oliveira. De acordo com Hermínio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, a obra “pretende fazer a devida homenagem aos homens e mulheres que, nos 50 anos da democracia em Portugal, dedicaram a sua vida ao serviço das nossas populações, criando as condições para o desenvolvimento social e económico do nosso território”. O autarca salienta que, “de certa maneira, é um trabalho pouco reconhecido, mas com impacto direto na vida das pessoas. Este monumento, que será instalado nos jardins dos Paços do Concelho, será um símbolo desse devido reconhecimento”, explicou na ocasião.
A coroa do pórtico do Mosteiro de Santa Maria de Coz fará parte do monumento. O escultor explicou todo o processo de recuperação da coroa original, no qual está a trabalhar, em paralelo com a sua digitalização para posterior reprodução no monumento: “para mim é um enorme privilégio poder trabalhar com esta verdadeira jóia do nosso património cisterciense”, sublinhou.
Já terminada e à vista de todos está a Maçã de Alcobaça, uma escultura em aço corten, dedicada a esta fruta identitária da região. Concebida pelo artista alcobacense Bugalho Ferros, a escultura está instalada perto da rotunda, em frente ao Panorama Multiusos de Alcobaça, numa das entradas da cidade e representa “todo o simbolismo em torno da Maçã de Alcobaça, uma verdadeira marca identitária que une todos os alcobacenses”, referiu no dia da inauguração, também a 20 de agosto, Hermínio Rodrigues. Os anúncios aconteceram antes do início da Feira de São Bernardo, que abriu as «portas» nesse dia.